Aumento de preço dos carros faz crescer procura por leilão de veículos; saiba mais
Aumento de preço dos carros faz crescer procura por leilão de veículos, tendo em vista a escalda de preços dos carros 0 km e seminovos, veja.
Como reflexo do constante aumento de preços dos carros, sejam eles os 0 km, bem como os seminovos e usados, a maior procura por leilão de veículos aqueceu o mercado nos últimos tempos. Veja mais sobre o assunto.
Pensa em adquirir um carro: leilão de veículos pode ser a saída para fugir dos altos preços
Reflexo da pandemia de Covid-19, o aumento no preço e a dificuldade de entrega de carros zero quilômetro comercializados pelas montadoras tornam a vida mais difícil para quem pretende comprar um veículo para lazer ou trabalho.
Além deles, os carros usados também anotaram alta nos preços, também como reflexo que um setor com alta demanda.
A escalada dos preços acontece ainda em meio à queda do poder de compra da população, com aumento dos índices de desemprego e de inflação que impacta, por exemplo, o preço de serviços básicos, combustíveis e produtos da cesta básica.
Com tudo isso, vem ganhando maior impulso a busca por veículos usados e seminovos por meio de leilões online, uma modalidade que ganha espaço no Brasil por oferecer ótimas oportunidades de negócio com segurança e praticidade.
Segundo a Copart do Brasil, empresa focada em organização de leilões online de veículos com mais de 200 pátios em 11 países, nos últimos dois anos, período da pandemia, a companhia viu aumentar em 71% a quantidade de participantes nos leilões organizados no país.
Para método de comparação, antes das restrições impostas pela pandemia, o site da empresa contava em média com 7 mil participantes. Esse número saltou para 12 mil acompanhantes dos pregões.
As vantagens por quem busca carros em leilões
De acordo com a empresa, além de preços mais atraentes, há diversas vantagens em adquirir um automóvel em leilões organizados.
Segurança, transparência e a eficiência dos pregões online estão atraindo cada vez mais novos compradores e vendedores.
Além disso, outra facilidade que tem atraído o público é a oportunidade de conferir e participar dos leilões de forma totalmente online, em qualquer região do país, independentemente da localidade na qual os veículos estejam armazenados.
Também é possível fazer todo o processo, como cadastro na plataforma e visualização do veículo, e até mesmo lance, de forma totalmente digital.
A tecnologia por trás dos leilões também garante mais agilidade para quem compra e quem vende. Com toda a documentação correta, é possível se habilitar na plataforma, dar um lance, pagar e retirar o veículo em apenas 72h.
Para o presidente da Copart do Brasil, Adiel Avelar, a aquisição de automóveis por meio de leilões é uma saída não apenas mais econômica em tempos de crise como mais sustentável.
“Os leilões evitam o descarte e destinação de veículos de forma inadequada, permitindo que sejam reutilizados de forma consciente, beneficiando também o meio ambiente”, completa.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.