Aumento de preço abusivo: Procon notifica Uber e 99 e pede esclarecimentos 

Muitos usuários reclamaram ao Procon sobre o aumento de preço abusivo de 99 Pop e Uber. Agora as empresas vão ter que se explicar.

Precisou recorrer aos aplicativos de transporte e ficou surpreso com o preço durante a greve do metrô? Não foi só você, outros milhares de usuários perceberam e reclamaram ao Procon na última quinta-feira (23). E a mobilização deu certo e o órgão notificou Uber e 99 pelo aumento de preço abusivo. Entenda!

Aumento de preço abusi do Uber e 99 geram notificação do Procon – SP (Foto: Freepik)

Aumento de preço abusivo gera notificação do Procon

O Procon de São Paulo notificou tanto a Uber como a empresa 99 para esclarecerem as possíveis alterações de preços que ocorreram na greve do metrô no dia 23 de março. 

O órgão afirmou que recebeu uma grande quantidade de reclamações de clientes e a imprensa também noticiou o assunto.

Isso fez com que o Procon pedisse para que as empresas identifiquem as variações na tarifa dinâmica que ocorreram no período e expliquem as diferenças entre os critérios utilizados durante a paralisação em comparação com os critérios usados em dias sem eventos extraordinários, para que não haja prejuízo ao consumidor.

“O objetivo do Procon-SP é entender se houve alguma alteração nos critérios de formação da chamada tarifa dinâmica, especificamente em função da greve, e que possa ter alterado a fórmula adotada normalmente pelas empresas; ou seja, uma regra de cálculo diferente daquela utilizada em dias normais e que já é de conhecimento dos clientes”, explica Rodrigo Tritapepe, diretor de Atendimento e Orientação do Procon-SP.

Leia da oferta e da procura

Essa interferência mostra que o Brasil, apesar de um mercado que busca se adequar a um conceito neoliberal, ainda coloca o “cliente em primeiro lugar”. Atitudes como esta do Uber e 99 Pop não devem ser encaradas como uma prática comum, uma vez que lesam ainda mais o cidadão que já está privado do transporte público. 

O Procon exigiu que a Uber e a 99 prestem esclarecimentos até a próxima terça-feira (28) sobre as denúncias dos usuários. A empresa deverá justificar os critérios utilizados durante a paralisação em relação aos aplicados em situações normais. 

Além disso, o órgão de defesa do consumidor quer saber se as plataformas informam sobre a aplicação de uma eventual precificação diferenciada e como essa informação é repassada para ele.

Uber e 99 devem responder ao Procon até terça (Foto: Freepik)

Concorrência para as estrangeiras

Na última semana, Uber e 99 ganharam um novo concorrente no mercado. O MobizapSP, serviço de corridas por aplicativo da Prefeitura de São Paulo, promete fazer frente ao monopólio das duas empresas justamente para reduzir a aplicação de tarifas dinâmicas. 

A nova plataforma também oferece um percentual de repasse maior para os motoristas, ficando com apenas 10,95% do valor da corrida. A maior parte vai ficar com os profissionais. 

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

wpDiscuz
Sair da versão mobile