Aumento de preço abusivo: Procon notifica Uber e 99 e pede esclarecimentos 

Muitos usuários reclamaram ao Procon sobre o aumento de preço abusivo de 99 Pop e Uber. Agora as empresas vão ter que se explicar.

Precisou recorrer aos aplicativos de transporte e ficou surpreso com o preço durante a greve do metrô? Não foi só você, outros milhares de usuários perceberam e reclamaram ao Procon na última quinta-feira (23). E a mobilização deu certo e o órgão notificou Uber e 99 pelo aumento de preço abusivo. Entenda!

Aumento abusivo Uber e 99

Aumento de preço abusi do Uber e 99 geram notificação do Procon – SP (Foto: Freepik)

Aumento de preço abusivo gera notificação do Procon

O Procon de São Paulo notificou tanto a Uber como a empresa 99 para esclarecerem as possíveis alterações de preços que ocorreram na greve do metrô no dia 23 de março. 

O órgão afirmou que recebeu uma grande quantidade de reclamações de clientes e a imprensa também noticiou o assunto.

Isso fez com que o Procon pedisse para que as empresas identifiquem as variações na tarifa dinâmica que ocorreram no período e expliquem as diferenças entre os critérios utilizados durante a paralisação em comparação com os critérios usados em dias sem eventos extraordinários, para que não haja prejuízo ao consumidor.

“O objetivo do Procon-SP é entender se houve alguma alteração nos critérios de formação da chamada tarifa dinâmica, especificamente em função da greve, e que possa ter alterado a fórmula adotada normalmente pelas empresas; ou seja, uma regra de cálculo diferente daquela utilizada em dias normais e que já é de conhecimento dos clientes”, explica Rodrigo Tritapepe, diretor de Atendimento e Orientação do Procon-SP.

Leia da oferta e da procura

Essa interferência mostra que o Brasil, apesar de um mercado que busca se adequar a um conceito neoliberal, ainda coloca o “cliente em primeiro lugar”. Atitudes como esta do Uber e 99 Pop não devem ser encaradas como uma prática comum, uma vez que lesam ainda mais o cidadão que já está privado do transporte público. 

O Procon exigiu que a Uber e a 99 prestem esclarecimentos até a próxima terça-feira (28) sobre as denúncias dos usuários. A empresa deverá justificar os critérios utilizados durante a paralisação em relação aos aplicados em situações normais. 

Além disso, o órgão de defesa do consumidor quer saber se as plataformas informam sobre a aplicação de uma eventual precificação diferenciada e como essa informação é repassada para ele.

Motorista de uber

Uber e 99 devem responder ao Procon até terça (Foto: Freepik)

Concorrência para as estrangeiras

Na última semana, Uber e 99 ganharam um novo concorrente no mercado. O MobizapSP, serviço de corridas por aplicativo da Prefeitura de São Paulo, promete fazer frente ao monopólio das duas empresas justamente para reduzir a aplicação de tarifas dinâmicas. 

A nova plataforma também oferece um percentual de repasse maior para os motoristas, ficando com apenas 10,95% do valor da corrida. A maior parte vai ficar com os profissionais. 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA