Audi utiliza inteligência artificial para criar novos desenhos de rodas

A Audi já havia estabelecido o aproveitamento da Inteligência Artificial (IA) em todos os departamentos como objetivo. Um dos resultados da diretriz é o chamado FelGAN, desenvolvido pelo TI da empresa juntamente do design, e emprega um software que usa inteligência artificial para abrir novas fontes de inspiração para designers em novos desenhos de rodas, por exemplo.

A inteligência artificial FelGAN auxilia os designers do Design Studio da Audi em Ingolstadt, na Alemanha, a trazer novos traços para o desenvolvimento das rodas. O projeto traz um conjunto de ideias aos designers, que, junto da interação com o software, os permite descobrir motivos de perspectivas completamente novas, dando-lhes sugestões para que possam evoluir e trabalhar em suas criações. 

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FelGAN é a inteligência artificial que auxilia a criação de novos desenhos de rodas (Foto: Divulgação/Audi)

Como funciona a inteligência artificial da Audi

Em termos concretos, o FelGAN funciona propondo rapidamente um grande número de projetos fotorrealistas ou recombinando projetos existentes de maneira direcionada.

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Dessa forma, o sistema funciona como uma espécie de hub de ideias para a equipe de design de rodas da Audi, permitindo a troca de novas versões e variações. A ferramenta permite que os designers experimentem facilmente formas, cores, estruturas de superfície e outros parâmetros em tempo real.

O nome “FelGAN” é uma mistura da palavra alemã para aro (Felge) e “GAN”, sendo este último um acrônimo para Generative Adversarial Networks. Os GANs são uma forma especial de programa de computador de autoaprendizagem em que dois algoritmos competem como oponentes durante o chamado treinamento, tornando-se cada vez melhores na competição entre si.

Ambos os algoritmos são projetados para aprender com seus erros e melhorar continuamente. Após várias tentativas, as criações do gerador são tão reais que nem mesmo o olho humano consegue, ou mal consegue, distingui-las das fotos reais.

Audi utiliza inteligência artificial para criar novos desenhos de rodas
Recurso permite criar múltiplas opções de desenho (Foto: Divulgação/Audi)

A interface de usuário é baseada na tecnologia Streamlit, e cria ciclos de desenvolvimento curtos e feedback rápido entre o design e a equipe de TI. Para que os projetistas não precisem depender de hardware local de alto desempenho ao usar a solução de software, os componentes do aplicativo de IA – que exigem muito poder de processamento – são executados na nuvem.

Outro benefício do FelGAN é que o software atribui um valor matemático a cada projeto feito pela IA. Referidos pelos desenvolvedores como “DNA”, esses valores podem ser usados a qualquer momento para reproduzir designs. 

Os designers da Audi também podem alimentar o programa com seus próprios designs e fotos, adicionando-os à superfície experimental virtual. Isso é baseado em algoritmos especiais que determinam os valores de DNA apropriados para as imagens que os designers alimentam.

FelGAN é uma das inovações da Audi

O FelGAN foi desenvolvido e implementado em colaboração totalmente interna dos departamentos de TI e design da Audi. A empresa está, assim, demonstrando sua expertise no setor de software, bem como no futuro campo da IA.

“Na era moderna, os dados trazem imenso valor agregado para as empresas e seus funcionários. A Audi se comprometeu com o objetivo de se tornar uma empresa orientada por dados. Para isso, vamos usar IA em muitos departamentos. Portanto, nossa equipe de dados está sempre atenta a novas tecnologias”, afirma o chefe de aprendizado de máquina e ciência de dados da Audi, Thomas Knispel.

No futuro, a tecnologia por trás do FelGAN pode ser expandida em uma plataforma abrangente de design de IA que também pode servir como fonte de inspiração para designers de outros departamentos da Audi. Além disso, um sistema de classificação de IA está sendo desenvolvido no qual cada aro gerado pelo FelGAN será avaliado em relação ao seu balanço de carbono.

Arthur Quaresma
Arthur QuaresmaFormando em Jornalismo pela UFRRJ, atuo como redator desde 2019. Apaixonado por contar histórias e entender histórias, desde meu começo até agora, venho trabalhando com algumas paixões do brasileiro — desde esportes até o mundo automobilístico.
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