Desenvolvedores das atividades controlam os componentes virtuais por meio de um console de videogame
Antes da Audi produzir os primeiros protótipos de um novo veículo, os engenheiros do Pre-Series Center (Centro de Pré-Produção em Série) verificam o passo a passo da montagem do veículo em uma projeção 3D, determinando se o processo é viável e ergonômico para os funcionários da linha de produção. Agora, pela primeira vez, o projeto piloto está testando o movimento, por meio de gestos simples, de componentes no espaço virtual.
A marca está verificando cada etapa da montagem virtual no desenvolvimento pré-produção, para determinar se são práticos para uso diário. Os testes são realizados no ambiente virtual Cave Automatic Virtual Environment (CAVE), que consiste em superfícies de projeção colocadas no piso e na parede, sobre os quais os projetores exibem imagens 3D dos componentes. O resultado é uma realidade na qual os engenheiros da marca podem imergir com óculos 3D.
Como parte da pré-produção, os desenvolvedores das atividades controlam os componentes virtuais usando um console de videogame – que em breve poderá se tornar viável usando gestos simples. “Queremos tornar o ato de pegar e mover componentes mais intuitivo no futuro”, diz Katharina Kunz, engenheira de desenvolvimento para validação virtual da Audi. Atualmente, junto com sua equipe, ela está testando a Myo, uma braçadeira desenvolvida pela indústria de videogames para controlar gestos.
O componente mede as correntes musculares ao longo do antebraço e deduz como o usuário está movendo seu braço e seus dedos. Depois, envia os dados do movimento via Bluetooth para um computador.
O mesmo computador também coleta as coordenadas da posição do usuário com a ajuda de uma câmera infravermelha Kinect – o hardware de controle de um console de videogame – colocada no teto. Para garantir que a braçadeira Myo não interprete cada movimento como um gesto de controle, o usuário ativa o sistema ao tocar seus dedos polegar e médio.
Katharina e sua equipe costumam usar tecnologias do mundo dos videogames: “Elas são ideais por serem relativamente baratas e estarem sendo desenvolvidas muito rapidamente”. Os engenheiros do Pré-Series Center pretendem usar a Myo nas operações de produção nos próximos meses.