Audi RS3 bate recorde em Nürburgring para esportivos compactos

No mês de junho, o Audi RS3 Sedan se tornou o carro compacto que atravessou 20.832 km de Nürburgring Nordschleife de forma mais rápida. Veja

A lendária Nürburgring Nordschleife é uma pista mais conhecidas de todo o mundo. Grande parte dos gearheads sonham em acelerar um veículo por lá. Os recordes batidos por lá ficam eternizados em toda a história. Um dos últimos registrados foi por uma unidade do Audi RS3 Sedan.

No mês de junho, o modelo se tornou o carro compacto que atravessou 20.832 km de forma mais rápida. A nova geração do veículo foi lançada neste ano. Saiba mais!

Foto: Divulgação/Audi

Audi RS3 bate recorde  

Um carro familiar e veloz. Este modelo está posicionado acima de todas as outras versões do Audi A3 Sedan. Ou seja, além de ser a versão mais apimentada, é também a mais completa.

Segundo os números divulgados pela marca, ele fez todo o trajeto da pista em 07:40,780 minutos. Quem comandou a máquina foi um piloto de testes e desenvolvimento da Audi Sport. Seu nome é Frank Stippler.

Foto: Divulgação/Audi

Batendo o recorde conquistado por uma unidade do Renault Megane RS Trophy-R. Em 2019, o francês conseguiu a melhor marca da história após fazer uma volta em 07:45,389 minutos. Agora, o carro feito em Ingolstadt está ao lado de outros esportivos recordistas, como o Jaguar XE SV Project 8, Mercedes-AMG GT 63 S 4MATIC+ e o Porsche Cayenne Turbo.

A volta foi realizada no último dia 14 de junho. Entretanto, só foi divulgado pela marca das quatro argolas no começo deste mês. Não é a toa que o Audi RS3 que você vê nas fotos ainda está todo camuflado.

Leia mais: Audi Skysphere: carro-conceito ilustra futuro da mobilidade de luxo

Foto: Divulgação/Audi

Algumas mudanças foram feitas para rodar na pista. Uma delas foi a adição dos pneus semi-slicks Pirelli P Zero Trofeo R – com calibragem especial para rodar no estudo.

Novidades

Foto: Divulgação/Audi

Foto: Divulgação/Audi

O veículo já está a venda na Europa. A versão igual ao do teste está custando a partir de 62 mil euros. Já o modelo hatch tem preços a partir de 60 mil euros. Esta geração trouxe algumas mudanças no visual. Sua grade dianteira traz contornos pintados em preto brilhante.

Já o para-choque tem saídas de ar maiores que o velho modelo. Os para-lamas também são novos. No caso do três volumes, o spoiler de teto se destaca.

O interior é bastante refinado e tecnológico. Alguns detalhes são revestidos em Alcantara, por exemplo. Os bancos possuem forma de colmeia. No caso do modelo usado por Stippler, eles eram específicos para competições. 

Foto: Divulgação/Audi

Ao adentrar o veículo, você encontrará as telas digitais. Aquela que está atrás do volante é o Virtual Cockpit de 12,3 polegadas. Já a central multimídia MIB3 é e 10,1 polegadas.

Foto: Divulgação/Audi

O Audi RS3 tem um conjunto mecânico forte. O motor 2.5 turbo pode gerar uma potência máxima de 400 cv (407 cv nos EUA) e torque de 500 Nm. Ele faz com que o carro tenha bons números de desempenho. Segundo a fabricante, ele pode atingir os 100 km/h em 3,8 segundos e tem uma velocidade máxima de 250 km/h.

Os números podem ser maiores. Caso você adicione o pacote RS Dynamic e freios dianteiros de cerâmica, a velocidade máxima cresce para 290 km/h. A transmissão utilizada será a S-Tronic (dupla embreagem) de sete marchas. A tração integral possui função RS Torque Splitter.

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

wpDiscuz
Sair da versão mobile