Audi RS3 bate recorde em Nürburgring para esportivos compactos

A lendária Nürburgring Nordschleife é uma pista mais conhecidas de todo o mundo. Grande parte dos gearheads sonham em acelerar um veículo por lá. Os recordes batidos por lá ficam eternizados em toda a história. Um dos últimos registrados foi por uma unidade do Audi RS3 Sedan.

No mês de junho, o modelo se tornou o carro compacto que atravessou 20.832 km de forma mais rápida. A nova geração do veículo foi lançada neste ano. Saiba mais!

Audi RS3
Foto: Divulgação/Audi

Audi RS3 bate recorde  

Um carro familiar e veloz. Este modelo está posicionado acima de todas as outras versões do Audi A3 Sedan. Ou seja, além de ser a versão mais apimentada, é também a mais completa.

Segundo os números divulgados pela marca, ele fez todo o trajeto da pista em 07:40,780 minutos. Quem comandou a máquina foi um piloto de testes e desenvolvimento da Audi Sport. Seu nome é Frank Stippler.

Audi RS3
Foto: Divulgação/Audi

Batendo o recorde conquistado por uma unidade do Renault Megane RS Trophy-R. Em 2019, o francês conseguiu a melhor marca da história após fazer uma volta em 07:45,389 minutos. Agora, o carro feito em Ingolstadt está ao lado de outros esportivos recordistas, como o Jaguar XE SV Project 8, Mercedes-AMG GT 63 S 4MATIC+ e o Porsche Cayenne Turbo.

A volta foi realizada no último dia 14 de junho. Entretanto, só foi divulgado pela marca das quatro argolas no começo deste mês. Não é a toa que o Audi RS3 que você vê nas fotos ainda está todo camuflado.

Leia mais: Audi Skysphere: carro-conceito ilustra futuro da mobilidade de luxo

Audi RS3
Foto: Divulgação/Audi

Algumas mudanças foram feitas para rodar na pista. Uma delas foi a adição dos pneus semi-slicks Pirelli P Zero Trofeo R – com calibragem especial para rodar no estudo.

Novidades

Foto: Divulgação/Audi
Foto: Divulgação/Audi

O veículo já está a venda na Europa. A versão igual ao do teste está custando a partir de 62 mil euros. Já o modelo hatch tem preços a partir de 60 mil euros. Esta geração trouxe algumas mudanças no visual. Sua grade dianteira traz contornos pintados em preto brilhante.

Já o para-choque tem saídas de ar maiores que o velho modelo. Os para-lamas também são novos. No caso do três volumes, o spoiler de teto se destaca.

O interior é bastante refinado e tecnológico. Alguns detalhes são revestidos em Alcantara, por exemplo. Os bancos possuem forma de colmeia. No caso do modelo usado por Stippler, eles eram específicos para competições. 

Foto: Divulgação/Audi

Ao adentrar o veículo, você encontrará as telas digitais. Aquela que está atrás do volante é o Virtual Cockpit de 12,3 polegadas. Já a central multimídia MIB3 é e 10,1 polegadas.

Foto: Divulgação/Audi

O Audi RS3 tem um conjunto mecânico forte. O motor 2.5 turbo pode gerar uma potência máxima de 400 cv (407 cv nos EUA) e torque de 500 Nm. Ele faz com que o carro tenha bons números de desempenho. Segundo a fabricante, ele pode atingir os 100 km/h em 3,8 segundos e tem uma velocidade máxima de 250 km/h.

Os números podem ser maiores. Caso você adicione o pacote RS Dynamic e freios dianteiros de cerâmica, a velocidade máxima cresce para 290 km/h. A transmissão utilizada será a S-Tronic (dupla embreagem) de sete marchas. A tração integral possui função RS Torque Splitter.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar