Audi RS e-tron GT 2022: conheça o elétrico de alto desempenho

O Audi RS e-tron GT 2022 é o primeiro três volumes elétrico da marca. E ele não tem só um desgin de carro de corrida, mas um desempenho bastante empolgante

A linha elétrica da Audi vai ficando cada vez mais completa. Depois dos SUVs e-tron e e-tron Sportback, chegou a vez do primeiro três volumes 100% elétrico da montadora. O RS e-tron GT 2022 não tem só design de carro de corrida, mas um desempenho bastante empolgante. Sem falar que ele segue seus irmãos SUV e apresenta um nível de sofisticação bastante alto.

Audi RS e-tron GT

Um carro para ninguém botar defeito. Lançada na Europa no começo do ano, a linha e-tron GT mostra que a Audi quer ser uma das grandes fabricantes de veículos premium que usam motorização eletrificada. O carro foi concebido por meio da plataforma MSB, usada em todo o grupo Volkswagen. Inclusive, um dos seus maiores rivais usa a mesma plataforma: o Porsche Taycan.

Por enquanto, o Brasil receberá apenas a sua versão mais apimentada e que tem preço sugerido de R$ 779.990. O sucesso na pré-estreia foi tanto que todas as unidades que foram comercializadas online foram vendidas em 24 horas.

Foto: Divulgação/ Audi Brasil

O modelo da Audi possui um carroceria bastante parecida com outros sedãs cupê da marca (Audi A5 e Audi A7). Seu desenho lembra também os carros que disputam os campeonatos de turismo pela Europa. O Audi RS e-tron GT 2022 possui uma grade Singleframe (com as quatro argolas ao centro). Ao lado dela você encontra os faróis com assinatura em LED (e luzes de condução diurna em LED). Já a traseira possui uma faixa de luz de LED que cruza toda a tampa do porta-malas.

Audi RS e-tron GT (Foto: Divulgação/ Audi)

As dimensões do Audi RS e-tron GT são:

  • Comprimento: 4.989 mm;
  • Largura: 1.964 mm;
  • Altura: 1.413.

Motorização

O Audi RS e-tron GT 2022 possui um dos sistemas elétricos mais potentes do mercado. Ele pode atingir a potência máxima de 440 kW e um torque máxima de 830 Nm. Um de seus modos de condução é o boost. Usando ele, carro atinge a impressionante marca de 475 kW de potência.

Do mesmo modo, seus números de desempenho são melhores que muitos carros movidos à combustão. De acordo com a Audi, o bólido pode atingir a velocidade máxima de 250 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos.

Bateria

Localizada no entre-eixos do veículo, sua bateria de íons de lítio, que alimentam os propulsores elétricos, podem armazenar 93 kWh. Com ela, você pode andar por 455 km (ciclo WLTP) sem parar para recarregar. Caso precise, você pode usar tomadas de uso doméstico, estações de recarga espalhados pela cidade ou um Wallbox.

Audi RS e-tron GT (Foto: Divulgação/ Audi)

Segundo a montadora, em um terminal de corrente direta DC, você pode recarregar até 100 km em pouco mais de cinco minutos. Se o carro tiver com 5% de bateria, ele pode levar 22,5 minutos para atingir 80%.

Equipamentos de série

Em outros mercados, o Audi RS e-tron GT 2022 é o modelo top de linha do sedã elétrico. Isso significa que ele já vem com tudo que um dos modelos mais luxuosos da marca pode oferecer.

Seu interior, por exemplo, foi pensada ao mesmo tempo para todos sentirem que estão em um R8 (por causa dos bancos e volante esportivos) e, ao mesmo tempo, pensarem em todo o conforto de um jato particular (distância entre-eixos de 2.900 mm). Sem falar que seu painel está a central multimídia de 12,3 polegadas e o acabamento interno em fibra de carbono.

Audi RS e-tron GT (Foto: Divulgação/ Audi)

Do mesmo modo, seus sistemas de assistência ao motorista e segurança podem ser bastante úteis.

Em resumo, o veículo oferece de série ar-condicionado de três zonas, airbags dianteiros, airbags laterais dianteiros e traseiros, sistema de airbag para cabeça, teto solar panorâmico, vidros isolantes térmicos, bancos dianteiros com ventilação (e aquecimento), bancos dianteiros com ajustes elétricos, volante multifuncional, volante com regulagem elétrica, espelhos retrovisores com ajustes elétricos (além de rebatíveis, aquecíveis e anti-ofuscante), alarme, sistema keyless, Audi Pre Sense dianteiro, assistente de estacionamento plus, Cruise Control, head-up display, câmera 360º, assistente de cruzamento, assistente de mudança de faixa, assistente de direção adaptativo, freios a disco e entre outros.

 

 

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

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