Audi RS 6 Avant alcança 630 cv na nova versão Performance

A Audi RS 6 Avant Performance traz mudanças no motor V8 biturbo para ser a versão mais potente na história da perua; veja as novidades

A marca das quatro argolas acaba de revelar uma nova versão da perua Audi RS 6 Avant. Chamada de Performance, a configuração traz motor V8 biturbo de 630 cv e é a mais potente da história da station wagon.

A nova Audi RS 6 Avant Performance chega ao mercado europeu em dezembro (Foto: Divulgação)

Audi RS 6 Avant Performance é a configuração mais potente da perua

Mais potente e mais rápida do que qualquer RS ​​6 Avant, a nova versão Performance acaba de ser revelada. O modelo chega à rede de concessionárias da marca no mercado europeu a partir de 8 de dezembro, com preço inicial de 135 mil euros (o equivalente a R$ 740 mil na conversão direta).

O destaque fica para o aprimoramento de potência, onde a perua superesportiva ganhou 30 cv extras e 5 kgfm de torque a mais no comparativo com a versão ‘regular’. Com isso, o veículo agora rende 630 cv de potência e 86,6 kgfm de torque.

Tais resultados são originados do motor 4.0 V8 biturbo TFSI. O novo desempenho do veículo é resultado do uso de turbocompressores maiores e um aumento da pressão do turbo, que passou de 2,4 para 2,6 bar.

Aliado ao propulsor está a transmissão automática de oito marchas, que agora conta nova programação para trocas mais rápidas.

Com a nova calibração, a Audi RS 6 Avant Performance é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos, 0,2 segundo mais rápido que a versão tradicional.

Ainda no quesito desempenho, o veículo conta como o pacote Audi RS Dynamic como item de série. Com ele, a velocidade máxima é de 280 km/h.

Já o RS Dynamics Package Plus é um item opcional. Com ele, a velocidade máxima é aumentada para 305 km/h, enquanto os freios passam a ter discos de carbono-cerâmica.

Além de melhor desempenho, a nova versão Performance também deixou o veículo mais leve. Conforme anunciado pela Audi, a configuração tem 8 kg a menos que as versões tradicionais – ainda assim, são 2.090 kg de peso em ordem de marcha.

Visual valoriza desempenho da edição Performance

A nova RS 6 Avant Performance está disponível em um total de 16 cores, sendo que algumas delas são aplicadas no modelo pela primeira vez.

Detalhes da carroceira revelam o visual esportivo, como o spoiler dianteiro, as abas laterais dianteiras, as inserções nas soleiras laterais, as barras do teto e os frisos dos vidros laterais e do difusor traseiro.

Como opcional, é possível incluir um pacote no qual os trilhos do teto e os acabamentos das janelas laterais são pretos. Os anéis Audi e o nome do modelo estão disponíveis nas cores cromo ou preto.

A nova RS 6 Avant Performance possui rodas de alumínio de 21” com design em estrela de dez raios. No entanto, para uma aparência ainda mais esportiva, é possível incluir rodas de 22” – com opções de acabamento em preto metálico brilhante polido, cinza fosco, preto fosco ou ouro neodímio fosco.

No interior, os pacotes de design RS em cinza e vermelho foram expandidos para incluir a cor azul. O aro do volante traz revestimento em Alcântara e apresenta costuras contrastantes em azul Mercato, enquanto os tapetes, a lateral do console central e o punho da alavanca seletora também vêm com costuras contrastantes no mesmo tom.

Interior da perua traz acabamento exclusivo (Foto: Divulgação)

O botão da alavanca seletora e a lateral do console central são feitos com microfibra Dinamica, que consiste em cerca de 45% de fibras PET recicladas.

Os clientes podem solicitar pacotes de design RS nas três variantes de cores disponíveis com recursos adicionais: inserções decorativas, apoios de braços nas portas e apoios de braços centrais em microfibra Dinamica.

No quesito tecnológico, o carro conta com novo painel de controle de 12,3” que agora oferece novos recursos, incluindo o indicador de mudança de faixa.

Audi RS 7 Sportback Performance também recebe atualização no motor V8

O Audi RS 7 Sportback também ganhou nova a edição Performace. A configuração compartilha o preço e a nova motorização V8 com a perua RS 6 Avant Performance.

Além dos dados de conjunto motriz, o carro também ficou mais leve. Nesse caso, a redução também é de 8 kg, com peso total de 2.065 kg. Apesar disso, o desempenho é o mesmo da perua RS 6 Avant Performance: 3,4 segundos na aceleração de 0 a 100 km/h.

Audi RS 7 Sportback Performance (Foto: Divulgação)

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile