Audi Q8 e-tron: elétrico tem novo nome e 600 km de autonomia
A Audi apresenta oficialmente a reestilização do SUV elétrico e-tron, que agora passa a ser chamado de Q8 e-tron; veja as mudanças do modelo
A Audi acaba de apresentar o novo Q8 e-tron no mercado europeu. O SUV elétrico terá entregas iniciadas em fevereiro do próximo ano e preço de 74,4 mil euros, o equivalente a R$ 386,1 mil na conversão direta (sem impostos).
Audi Q8 e-tron é a reestilização do SUV e-tron, agora rebatizado
A Audi é uma das marcas premium que já enxergam a eletrificação como algo essencial. Em 2018 a marca apresentou ao mundo o SUV e-tron, e agora, o Q8 e-tron dá continuidade ao plano estratégico da marca como uma reestilização do modelo pioneiro, agora com novo nome.
Conforme explica a marca, o veículo já estará disponível para encomenda ainda no mês de novembro para o mercado europeu, com preço inicial de 74,4 mil euros, o equivalente a R$ 386,1 mil. Já nos EUA ele chega no final de abril, com valor ainda não revelado.
O veículo é apresentado em duas carrocerias, com destaque para a autonomia aprimorada. O SUV tem 582 km de alcance, já a variante Sportback possui autonomia superior a 600 km, ambos de acordo com ciclo WLTP.
Estratégia do novo nome e mudanças no visual
Ao chamar este modelo de Q8 e-tron, a Audi coloca o SUV como o veículo topo entre seus carros elétricos. E, para tal, houve mudanças no visual. Ambas as versões são facilmente identificáveis como elétricas justamente pelo design diferenciado.
Na frente, destaque para a grade frontal fechada. Ela também pode vir na cor da carroceria caso o proprietário opte por acrescentar o pacote S Line.
O carro também é o responsável por apresentar o novo logotipo da marca, que agora conta com um perfil bidimensional. Além da inclusão do logo na parte frontal, ele também aparece na coluna B do veículo.
Por ser um SUV de linha premium, o Q8 e-tron consegue entregar bom nível de conforto. Para isso, ele mede 4.915 mm de comprimento, 1.937 mm de largura e 1.619 mm de altura para o Q8 e-tron Sportback e 1.633 mm para a carroceria Q8 e-tron SUV.
Ainda no quesito, ambas as versões possuem 2.928 mm de entre-eixos. O porta-malas tem 569 litros na versão SUV e 528 litros na Sportback. Além disso, o veículo conta com um espaço de armazenamento extra de 62 litros onde em uma versão a combustão ficaria o motor.
Três estágios de potência
Como já mencionado, o Audi Q8 e-tron 2023 é apresentado em duas carrocerias. Ambas possuem três versões disponíveis.
A mais básica é denominada de Audi Q8 50 e-tron e Audi Q8 Sportback 50 e-tron, de acordo com a carroceira. Nos dois casos o carro rende 339 cv (o equivalente a 250 kW) e torque de 67,7 kgfm. Sobre a autonomia, a configuração SUV tem alcance de 491 km e a Sportback atinge 505 km.
Já as versão intermediárias, o Audi Q8 55 e-tron e o Audi Q8 Sportback 55 e-tron, possuem 407 cv de potência (300 kW) e o mesmo torque de 67,7 kgfm. Nesse caso, a autonomia é de 582 km e 600 km, respectivamente. Tanto as versões 50, quanto as 55 possuem velocidade máxima de 200 km/h.
Por fim, as configurações topo de linha, o Audi SQ8 e-tron e o Audi SQ8 Sportback e-tron são alimentadas por três motores. A potência chega a 503 cv (370 kW) e o torque, a 99,2 kgfm. A autonomia dos modelos S é de até 494 km para o SUV e de até 513 km para o Sportback. Sua velocidade máxima é limitada a 210 km/h.
Interior renovado do Audi Q8 e-tron
O interior do modelo conta com bancos em couro perfurado, teto-solar panorâmico, acabamento em madeira e ar-condicionado com quatro saídas. De acordo com a versão, detalhes em fibra de carbono também são encontrados.
No quesito tecnologia o Q8 e-tron usa o sistema operacional sensível ao torque MMI. Trata-se de duas telas de alta resolução, uma com 10,1” e outra com 8,6”, responsáveis por todo o gerenciamento do modelo.
Além da operação com as duas telas, muitos recursos podem ser ativados por meio de controle de voz natural. O display digital e o conceito operacional do Audi Q8 e-tron são complementados pelo cockpit digital. O proprietário também pode por optar acrescentar o head-up display ao modelo.
Novos elétricos a caminho
Além do Q8 e-tron, a Audi espera alcançar um portfólio com mais de 20 modelos elétricos até 2026. Até o momento, são oito veículos zero emissão de carbono – ou seja, mais 12 carros deverão ser apresentados nos próximos quatro anos.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.