Audi investe em conectividade

Montadora alemã pretende usar eletrificação, digitalização e condução pilotada para aperfeiçoar seus carros

Durante a Consumer Electronic Show 2016 (CES), maior feira de inovação do mundo, realizada entre 6 e 9 de janeiro, nos Estados Unidos, a Audi mostrou suas novidades nas áreas de eletrificação, digitalização e condução pilotada.

Para isso, a empresa expôs para o evento o interior de um veículo para demonstrar o conceito HMI, que inclui grandes telas de Amoled (matriz ativa de diodos orgânicos emissores de luz) com resposta táctil integrada. Equipado com novo controle MMI, ele reconhece os gestos de toque mais comuns no mundo dos produtos eletrônicos de consumo e os adapta ao ambiente operacional especial do automóvel.

“O interior do futuro transformará radicalmente o modo como nossos clientes operam e experimentam as coisas no veículo. Estamos desenvolvendo nosso bem-sucedido Cockpit Virtual inserido em novo painel virtual e criando um mundo de experiências inteiramente novas para os nossos clientes. No futuro, todo o sistema será capaz de conhecer o usuário e seus hábitos e preferências, e então apoiá-lo de forma proativa”, explicou Ricky Hudi, vice-presidente executivo de Desenvolvimento de Componentes Eletrônicos da Audi.

Conectividade

Por conta das novas tecnologias, dispositivos móveis como smartphones e smartwatches poderão ser facilmente conectados ao veículo por meio da MIB2+, a nova geração da Plataforma Modular de Infotainment da Audi. Ela opera com o padrão de redes sem fio LTE Advanced e permite que o usuário controle telas de alta resolução.

Em 2016, a montadora pretende incluir os serviços Car-to-X em sua carteira de ofertas connect. A função inclui dados sobre sinais de trânsito e riscos (para o mercado europeu). Com o aplicativo para smartphones Audi MMI connect, por sua vez, o consumidor contará com serviços remotos específicos para os veículos – eles poderão visualizar a localização do carro nos seus celulares, por exemplo. O sistema também estará disponível para a quarta geração da Apple TV a partir deste ano.

Escrito por

Maria Beatriz Vaccari

wpDiscuz
Sair da versão mobile