Audi e-tron 2021: preços e versões do elétrico de luxo
Desempenho, design e técnologias de alto nível. O Audi e-tron é feito para os fãs de automóveis a mistura dos três elementos.
Por conta de vários fatores, ainda não é possível ver muitos carros elétricos nas ruas. Mas o mercado oferece opções das mais variadas carrocerias. O representante de Audi é a linha e-tron. Composta por um SUV e um SUV Cupê, eles usam dois motores elétricos poderoso. Sem falar que está cercado de elementos tecnológicos por em toda a cabine.
Desempenho, design e tecnologias de alto nível. Em outras palavras, é veículo que é feito para os fãs de automóveis a mistura dos três elementos.
Audi e-tron 2021
O SUV 100% elétrico foi apresentado ao mundo no ano de 2018. As duas configurações são produzidos sobre a plataforma MEB, utilizada por todas as marcas do grupo Volkswagen. Outros veículos com motorização eletrificada surgiram po conta dela. Esse é o caso do Škoda Enyaq e dos VW ID.3, ID. 4 e ID.6.
Posteriormente, em 2020, pouso em terras brasileiras. Na linha 2021, o e-tron está sendo oferecido em duas versões diferentes. O jipe está custando R$ 529.990 na versão Perfomance e R$ 569.990 na Perfomance Black.
Todos são equipados por dois propulsores elétricos e tração elétrica quattro. Juntos, eles podem produzir uma potência de 300 kW (ou 408 cv) e 664 Nm de torque. De acordo com a montadora alemã, o carro pode acelerar de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos e atingir a velocidade máxima (eletronicamente limitada) de 200 km/h. Mesmo aqueles que não curtem muito esse tipo de motorização irão repensar suas ideias.
Ele é um carro com aparência imponente e com amplo espaço interno. Enquanto isso, seu porta-malas tem capacidade para 600 litros.
Bateria
Carregadas totalmente, as baterias de ions de lítio tem autonomia de até 436 quilômetros. Para recarregá-las, os donos podem usar tomadas domésticas comuns e postos de recarga rápida. No primeiro, caso seja usado um carregador AC de 7,2 KW por hora, a duração pode durar cerca de 13h.
Já no segundo, com uma recarga de 150 kW, o processo até 80% de nível de energia pode levar 30 minutos. Além disso, o automóvel conta com freios regenerativos.
Equipamentos de série
Como esperado, o Audi e-tron (normal e Sportback) conta com um verdadeiro arsenal de itens de conforto e segurança. Destaque para os retrovisores virtuais. Com aparência futurista, eles transmitem imagens das laterais para telas de sete polegadas, localizadas na parte interna das portas. Ainda por cima, o acabamento interno e da porta feitos de alumínio também impressiona.
O acabamento Perfomance é o “mais em conta” e já vem de série com diversos equipamentos de série. Dentre eles, podemos destacar: ar condicionado de quatro zonas, banco de couro sintético, faróis full LED, luz de condução diurna. assistente de farol alto, spoiler traseiro, teto solar panorâmico, vidros isolantes térmicos, banco dianteiros com apoio lombar elétrico, apoio de braço, bancos dianteiros elétricos, volante de couro com regulagem elétrica, volante multifunção, sensores traseiros, laterais e dianteiros de estacionamento; câmera de ré; airbags e entre outros.
Já o Audi e-tron Perfomance Black traz alguns mimos exclusivos, como por exemplo: banco dianteiros esportivos em Alcântara, acabamentos na cor cinza volcano, teto na cor preta, soleiras em alumínio e iluminadas, capa do retrovisor externo na cor preta, frisos decorativos em High Gloss Black, pinças de freio laranja e sistema de som Bang & Olufsen 3D, com 16 alto falantes.
Por fim, o “Pacote Tecnológico” está sendo oferecido como opcional nas duas versões. Os retrovisores virtuais e os faróis full LED Matrix GD só estão disponíveis no modelo top de linha. Da mesma forma, o Audi Side Assist (pacote com assistente que reconhece a iminência de colisão, Exit Warning Assist , assistente de mudança de faixa e o o assistente de tráfego reverso só estão disponíveis no modelo Perfomance Black.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.