Audi define prazo para acabar de vez com os motores a combustão
A Audi anunciou que pretende ter em 2033 uma linha formada por apenas carros 100% elétricos, definindo o fim dos motores a combustão.
Parece que os dias dos carros a combustão estão contados. Bom, pelo menos no caso da Audi. A montadora anunciou nesta-terça (22) que pretende ter em 2033 uma linha formada por apenas carros 100% elétricos e que o último lançamento a combustão será em 2026.
Audi e o futuro elétrico
O anuncio foi feito por meio de seu CEO Markus Duesmann durante uma conferência do clima, que está sendo realizada em Berlim. Ele também diz que nos próximos cinco anos, grupo Volkswagen – que é proprietário da marca Audi – irá fazer um investimento de €46 bilhões (R$ 272 bilhões). Tudo isso para atingir o objetivo.
“Por meio de nossa força inovadora, oferecemos às pessoas a oportunidade de ter mobilidade de maneira sustentável e neutra para o clima”, continuou Duesmann. “Não acredito no sucesso das proibições. Acredito no sucesso da tecnologia e das inovações”, disse Duesmann.
O chefão da montadora de Ingolstadt comentou que após 2026, todos os lançamentos só envolverão carros elétricos e que pretende ter uma linha totalmente eletrificada em 2033. Sobre o último caso, ele também disse que uma possível exceção pode ser o mercado chinês.
Nos últimos dias, vimos muitas empresas anunciando medidas para aumentarem suas linhas de carros elétricos. Na segunda-feira (21), a Porsche anunciou que irá investir na produção de células de bateria. Na semana passada foi a vez da Chevrolet, que anunciou que tem a pretensão de se tornar a líder do mercado de carros elétricos na América do Norte.
Volvo e Lexus já são duas marcas que, pelo menos no Brasil, só trabalham com veículos com sistemas híbridos e com 100% elétricos. Dessa forma, o caminho continua sendo em direção a um trânsito mais sustentável e ecológico.
Linha atual
A Audi já possui um bom portfólio de automóveis eletrificados. Eles misturam tecnologia, força e eficiência. E boa parte deles já estão à venda no mercado brasileiro. O mais recentes deles a ser anunciado pela filial brasileira foi o RS e-tron GT. Com um visual que mistura elementos de um sedã com um cupê, o carro de alta performance pode entregar 440 kW de potência e acelera de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos. Em outros mercados, uma versão menos apimentada também é oferecida.
Destaque também para os SUVs e-tron e e-tron Sportback. Sem falar que já aconteceu o lançamento do Q4 e-tron e do Q4 Sportback na Europa.
Mas não pense que ela irá parar por aí. Markus Duesmann disse que a marca alemã terá uma gama formada por mais do que 20 modelos elétricos em 2025: “Com este roteiro, estamos criando as condições necessárias para uma transição determinada e poderosa para a era da eletricidade. Nosso sinal: a Audi está pronta”, conclui.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.