Audi confirma entrada na Fórmula 1 em 2026
A Audi estará na Fórmula 1 a partir de 2026. A marca participará da competição fornecendo propulsores especialmente desenvolvidos para a F1.
A Audi estará na Fórmula 1 a partir de 2026. A marca alemã participará da competição fornecendo propulsores especialmente desenvolvidos para os carros da F1. O projeto será baseado nas instalações da Audi Sport em Neuburg, perto de Ingolstadt, cidade onde a empresa está sediada.
Esta é a primeira vez em mais de uma década que motores de Fórmula 1 serão produzidos na Alemanha. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (26), às vésperas do Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1, em Spa-Francorchamps.
Carros da F1 contarão com motorização mais sustentável
A partir de 2026, a motorização da F1 deverá ser composta por um motor elétrico, bateria, unidade de comando eletrônico e um motor à combustão – uma mudança considerável em comparação aos atuais sistemas.
O motor elétrico será quase tão potente quanto o motor a combustão, com uma potência de cerca de 400 kW (536 cv). Os motores turbo de 1,6 litro altamente eficientes funcionam com combustível sustentável avançado – também um pré-requisito para a entrada da marca na competição.
“Em vista dos grandes saltos tecnológicos que a competição está dando em direção à sustentabilidade em 2026, podemos falar de uma nova Fórmula 1. A Fórmula 1 está se transformando e a Audi quer ativamente apoiar esta jornada. Uma estreita ligação entre o nosso projeto de Fórmula 1 e o departamento de Desenvolvimento Técnico da Audi AG permitirá diversas sinergias”, afirma Oliver Hoffmann, membro do Conselho de Desenvolvimento Técnico da montadora.
O conjunto de motorização da marca será produzido no centro de competência de última geração da Audi Sport Motorsport em Neuburg, não muito longe da sede da empresa Audi AG em Ingolstadt.
Em Neuburg já existem bancadas de teste para testes de motores de F1, bem como para testes de motores elétricos e baterias. Os preparativos adicionais necessários estão sendo feitos em termos de pessoas, edifícios e infraestrutura técnica, com tudo o que é essencial para estar pronto até o final do ano.
Uma empresa separada foi fundada recentemente para o projeto da unidade de potência como uma subsidiária integral da Audi Sport. Adam Baker é o executivo designado para assumir a gestão da empresa.
“Para o desenvolvimento e fabricação do trem de força da Fórmula 1, vamos nos basear na valiosa experiência de nossos funcionários do automobilismo, continuar investindo em nosso centro de automobilismo e também recrutar profissionais altamente especializados”, resume o diretor administrativo da Audi Sport, Julius Seebach, que organizou a entrada na Fórmula 1 como parte do realinhamento do automobilismo da Audi.
A mudança de chave para se envolver na competição máxima do automobilismo integra a estratégia de sustentabilidade e eficiência da marca. As novas regras técnicas, que serão aplicadas a partir de 2026, focam em maior eletrificação e combustível sustentável. A Fórmula 1 estabeleceu a meta ambiciosa de ser uma competição neutra em carbono até 2030.
A competição máxima do automobilismo realiza corridas em todos os mercados relevantes para a Audi. Encarada como uma plataforma espetacular para os carros de corrida eletrificados mais exigentes do mundo, a Fórmula 1 é de particular interesse para os fabricantes de automóveis.
Mudança de comando Audi
A entrada da Audi na Fórmula 1 marca a conclusão de sua reestruturação no automobilismo, mas também o encerramento de um período de um intenso trabalho na Audi Sport GmbH. O diretor geral Julius Seebach ingressará na Audi AG em 1º de setembro de 2022 e assumirá uma nova área de negócios estratégicos em Desenvolvimento Técnico, reportando-se diretamente ao Conselho Executivo.
Sob sua liderança, a Audi Sport GmbH alcançou repetidamente números recordes de vendas e lucros. As vendas dobraram com a ofensiva do modelo RS e o RS e-tron GT foi lançado com sucesso no mercado.
Em 2020, Seebach também assumiu a responsabilidade pelo automobilismo na Audi e o preparou para o futuro. Sob sua liderança, o carro de corrida mais complexo da história da Audi foi desenvolvido em tempo recorde: o RS Q e-tron para o Rally Dakar.
Após estreia bem-sucedida com quatro vitórias no Rally Dakar em janeiro, o Audi RS Q e-tron alcançou sua primeira vitória geral em Abu Dhabi em março – o primeiro triunfo de um carro com motor elétrico em um rali do deserto. Entrar na Fórmula 1 é a conclusão bem-sucedida de seu trabalho.
Seedback será sucedido no comando da Sport GmbH por Rolf Michi.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.