Audi apresenta seu segundo carro-conceito; saiba mais
A Audi continua mostrando como será o futuro da mobilidade de luxo. Chegou a vez dela apresentar o sedã Grandsphere. Veja os detalhes
A Audi continua mostrando como será o futuro da mobilidade de luxo. Depois de mostrar o protótipo esportivo Skysphere, chegou a vez de apresentar o sedã Grandsphere Concept. Dentre seus principais atributos, destacam-se a sensação de estar em um avião de primeira classe e o nível 4 de condução autônoma.
Audi apresenta seu segundo carro-conceito; saiba mais
Ele será apresentado durante o IAA 2021. Também conhecido como Salão do Automóvel de Munique. O evento irá acontecer entre os dias 7 e 12 de setembro. Este é o segundo carro da linha “sphere”. Como foi dito acima, a montadora alemã já apresentou um dos carros da gama. Só ficará restando saber os detalhes do Urbansphere.
O Audi Grandsphere traz consigo algumas revoluções no design e na experiência de se ter um interior de primeira linha. Segundo a montadora de Ingolstadt, apesar de ser um sedã, a primeira impressão ao vê-lo pela primeira vez é de que o mesmo parece um GT de quatro portas.
Ele mede 5,35 m de comprimento, 2 m de largura e 1,39 m de altura. Sua grade dianteira segue com conceito Singleframe. No entanto, o tamanho dela foi diminuído e passou a ter formato de um hexágono plano. Um visual mais inovador e moderno. Sem falar que é diferente dos modelos atuais da marca.
O conjunto óptico é formado por faróis de LED na frente e lanternas de LED na traseira. Já as rodas de 23 polegadas fazem lembrar o Audi Avus (bastante conhecido na década de 1990.
Interior de primeira classe
O ponto forte de muitos carros autônomos é justamente o lado interno. Isso porque as marcas procuram transformar a experiência dos passageiros. E o interior é certamente o principal atributo do Audi Grandsphere. A começar pelo fato do entre-eixos medir 3,19 m.
As novidades aparecem antes de entra nele. O carro abre suas portas e acende as luzes ambiente automaticamente. Durante o caminho, é possível fazer com que volante e os pedais sejam recolhidos. Ou seja, ficar mais parecido com um lounge. Tudo isso só é possível por conta do nível 4 de condução autônoma.
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O conforto dos passageiros também foi pensado. Ele traz bancos que podem ser ajeitados das mais diversas formas. Destaque também para o controle de temperatura, as saídas de ar filtrado e o cooler – localizado entre os bancos dianteiros. O segundo item pode liberar fragrâncias.
A parte da conectividade fica por conta do sistema multimídia MMI touchless response. Você pode controlá-lo por meio de comandos de voz, gestos, toque, leitura ocular e, até mesmo, manuscrita.
Outra funcionalidade interessante é a existência de superfícies de toque invisíveis. Ele funciona quando um indicador ótico mostrar a posição. Óculos de realidade aumentada também estarão disponíveis.
Além disso, o carro permite que você possa participar de videoconferências e aproveitar conteúdo de infotainment. Mais uma vantagem do sistema de condução autõnoma. Nele as superfícies de projeção são usadas como telas CinemaScope.
Audi Grandsphere: Nível 4 de condução autônoma
Este mais um veículo voltado para o futuro da mobilidade. Não é a toa que ele traz o nível 4 de direção autônoma. Este é um dos grandes atributos do Audi Grandsphere e. Aqui, o carro consegue realizar algumas atividades sozinho.
A expectativa é que ela seja introduzida na segunda metade da década. Para isso, a Audi trabalha junto com a CARIAD. As tecnologias e o visual também poderão estar presentes em outros modelos.
Conjunto mecânico
Além de extremamente inovador, o Audi Grandsphere também se destaca por conta do seu desempenho. Ele conta com dois motores elétricos (localizados em cada eixo). Com eles, a potência máxima é de 720 cv e torque de 960 Nm. O conjunto ainda conta com tração integral Quattro.
Ele poderá atingir os 100 km/h em menos de 4 segundos. Isso é o que a montadora diz. Já o modulo de bateria está instalado entre os eixos. Sua capacidade é de 120 kWH e autonomia de 750 Km.
O tempo para recarregar este modulo de bateria é muito bom. De acordo com a Audi, apenas dez minutos são suficientes para recuperar 300 quilômetros de alcance. Agora, em 25 minutos, é possível carregá-lo de 5% a 80%. Tudo isso graças a tecnologia de carregamento de 800 volts.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.