Audi A6: montadora apresenta nova versão de seu sedã; veja detalhes
A Audi apresentou a nova versão de seu A6, que chega à oitava geração e deve desembarcar na Europa somente no meio do ano. Entre os diferenciais, estão o sistema MMI sensível ao toque, os sistemas de assistência ao motorista e a tecnologia híbrida.
Veja, a seguir, mais detalhes das novidades do modelo.
Sistema MMI
O sistema MMI sensível ao toque permite personalização intuitivas. Com opções de customização, o carro é adaptado ao condutor. Até sete motoristas podem armazenar suas configurações em perfis de usuários individuais, personalizando até 400 parâmetros.
MMI navigation plus e Audi connect
O MMI navigation plus oferece uma série de novos recursos de navegação. Entre eles estão a função de autoaprendizagem, baseada nas rotas percorridas, o que cria sugestões de pesquisa inteligentes. A orientação do percurso é fornecida online nos servidores mantidos pelo provedor de serviços HERE, que atualizam sobre a situação do trânsito em toda a região. O Audi connect também oferece serviços de tráfego de carro-para-X, além de informações sobre perigos na via. Esses recursos utilizam a inteligência digital da frota da Audi e conectam o A6 ao seu ambiente.
LEIA MAIS: Volvo vende milhares de veículos autônomos para a Uber
Em Miami, Ford começa a testar carro autônomo; região é uma das mais congestionadas dos EUA
Sistemas de assistência ao motorista
Alguns destaques são o parking pilot e o garage pilot. Eles manobram de forma autônoma o sedã dentro e fora de uma vaga de estacionamento ou garagem. O motorista pode sair do carro antes de ativar e monitorar o processo usando o aplicativo myAudi em seu smartphone.
Tecnologia híbrida leve
Todos os motores do novo A6 vêm com a nova tecnologia híbrida leve da Audi. Uma partida de alternador de correia (BAS) funciona em conjunto a uma bateria de íons de lítio. Com isso, o A6 pode rodar com o motor desligado entre 55 e 160 km/h.
A função start-stop é ativada em velocidades até 22 km/h; o motor é religado a partir de uma parada. Durante a desaceleração, o BAS recupera até 12 kW de energia. Em condições reais, a tecnologia MHEV reduz o consumo de combustível em até 0,7 litro a cada 100 km rodados.
Suspensão
O novo A6 é visivelmente mais esportivo que seu antecessor. A relação da direção progressiva torna-se ainda mais direta à medida que a velocidade do veículo aumenta. O A6 é fácil de manobrar na cidade, ágil em pisos irregulares e equilibrado e confortável nas rodovias.
Trem de força
A Audi oferece o novo A6 com dois motores potentes e suaves – um TFSI e um TDI. O motor a gasolina é um 3.0 TFSI V6 rende 340 cv de potência e 500 Nm de torque, e capaz de acelerar o sedã de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos. A velocidade máxima é de 250 km/h (limitada eletronicamente). Já o 3.0 TDI desenvolve 286 cv e 620 Nm de torque.
Interior
O interior do A6 traz revestimentos inteiramente pretos – um aspecto agradável que expressa a tecnologia e as características digitais do sedã. O elegante painel de instrumentos e a calma e contínua linha horizontal da carroceria criam uma sensação arejada de espaço. O console central do modelo é direcionado para o motorista, assim como a tela MMI.