Audi A6 chega ao Brasil em nova série
Veículo está disponível em duas versões e três opções de carroceria
A Audi traz para o Brasil o novo A6 nas versões Sedan, Allroad e RS 6 Avant. O modelo passou por reformulações e agora apresenta novos detalhes no design e mudanças tecnológicas. Ele é oferecido no Brasil nas configurações Ambiente 2.0 TSFI (R$ 260.190) e Ambition 3.0 TFSI (R$ 335.190), ambas equipadas com transmissão S tronic de dupla embreagem com sete velocidades.
Carroceria e design
Com 4,9 metros de comprimento, 1,87 m de largura, 1,45 m de altura e 2,91 m de distância entre-eixos, o novo A6 está mais leve – cerca de 10 quilos. Sua carroceria contém agora aproximadamente 20% de alumínio, material também utilizado na estrutura transversal do compartimento do motor e nos elementos transversais atrás dos para-choques dianteiro e traseiro. Os suportes da estrutura dianteira são de alumínio fundido.
Visualmente, o modelo alemão também tem alterações. As saias laterais e as rodas foram desenhadas e os frisos sobre as janelas ganharam a cor preta com alto brilho. Na dianteira, a moldura da grade ficou mais larga, com os seis cantos mais evidentes e acabamento cromado. Já o para-choque e as tomadas de ar laterais passaram a ser interconectadas e emolduradas por um elemento cromado.
Os faróis também mudaram. Na versão Ambition 2.0 TFSI eles são de xenônio, enquanto nas opções com motor 3.0 TFSI, utilizam tecnologia LED. Na traseira, por sua vez, as lanternas receberam luz de LED e ficaram mais estreitas, e a borda da tampa do porta-malas ganhou friso de alumínio.
Motores
O motor 2.0 TFSI gera 252 cv de potência e 37,72 kgfm de torque, disponíveis entre 1.600 e 4.500 rpm. Com este propulsor, A6 Sedan com tração dianteira acelera de zero a 100 km/h em 6,7 segundos e atinge velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 250 km/h. Já o 3.0 V6 TFSI, desenvolve 333 cv de potência e 44,86 kgfm de torque entre 2.900 e 5.300 rpm.
Equipamentos
De série, o A6 traz os sistema Audi Drive Select (permite que o motorista altere configurações de motor, transmissão automática, direção e outros dispositivo por meio dos modos comfort, auto, dynamic, efficiency e individual) e de controle de estabilidade (ESC), com ativação do modo Sport, que reduz a intervenção no motor e, de certa forma, minimiza a intervenção dos freios.
O veículo conta ainda com partida sem chave Keyless Go – também trava e destrava as portas por meio de um sensor presencial sem precisar que o condutor tire a chave do bolso -, teto solar com acionamento elétrico, rodas de 18 polegadas (Ambiente) e 19 polegadas (Ambition), câmera de ré e sensor de estacionamento.
Além disso, ele é equipado com um sistema de informações. Localizado entre o velocímetro e o conta-giros, tem tela colorida de sete polegadas e concentra todas as informações e regulagens mais importantes.
Outras novidades disponíveis são o rádio MMI Plus com controle por voz, sistemas de navegação e Audi Connect e conexão via Bluetooth para smartphones, e o MMI touch, que permite ao motorista escrever letras ou números na tela com o dedo para dar entrada ao destino desejado no navegador ou para encontrar um número de telefone, por exemplo – o dispositivo fornece um feedback acústico a cada caractere inserido para que o motorista não precise tirar os olhos do caminho.