Tags

Notícias

Audi A3 faz aniversário

Créditos: Foto: Divulgação
22 setembro, 2015
Da Redação, com assessoria

Modelo, que já teve mais de 3,5 milhões de unidade produzidas, acaba de completar 20 anos

Um marco histórico foi alcançado na fábrica da Audi em Ingolstadt, na Alemanha: há exatamente 20 anos, o primeiro A3 saía da linha de montagem. Desde então, a empresa fabricou mais de 3,5 milhões de unidades do modelo em todo o mundo. Hoje, um em cada cinco carros da marca é um modelo da família A3.

Na planta inglesa são produzidos o A3, o A3 Sportback, o A3 Sportback e-tron e o A3 Sportback g-tron. Só em 2014, esses veículos representaram um volume de 188.465 automóveis. Comercializado em mais de 100 mercados, o A3 também é fabricado em outras instalações da Audi. Em 2001, parte foi levada para as instalações em Györ, na Hungria. O local ainda é responsável pelos A3 Sedan e A3 Cabriolet, que, em 2014, atingiram o volume de 117.578 unidades.

No ano passado, um total de 46 mil A3 Sportback e A3 Sedan foram produzidos na planta de Foshan, na China. Dez mil A3 Sedan foram feitos também em Aurangabad, na Índia. Em breve a marca começa a produzir o modelo no Brasil. O volume de produção desde que o carro foi lançado há 20 anos chega a 3.647.833 automóveis.

A3 alternativos

Foto: Divulgação
| Foto: Divulgação
Híbrido A3 Sportback e-tron é vendido na Europa e na China

A produção em série do primeiro modelo híbrido plug-in do A3 na fábrica de Ingolstadt é uma conquista da Audi na direção da mobilidade elétrica. A fabricação do A3 Sportback e-tron é feita no mesmo ciclo de tempo e na mesma linha de montagem dos A3 convencionais.

Segundo a montadora, a demanda por este veículo é especialmente forte na Holanda, onde um em cada dois A3 Sportback vendidos é da versão e-tron. Desde o mês de junho, os clientes chineses podem comprar o modelo de propulsão alternativa, que também será lançado nos Estados Unidos no final deste ano.

A marca das quatro argolas ainda produz o A3 Sportback g-tron em Ingolstadt. Trata-se do primeiro carro da empresa movido a gás natural – ele pode usar como combustível tanto o gás natural de origem fóssil como o Audi e-gas, produzido de modo sustentável por um método desenvolvido pela empresa. O g-tron é muito popular na Itália, onde um em cada nove unidades do A3 Sportback é movido a gás natural.

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book com dicas para cuidar melhor de seu veículo.