Atualizações remotas permitem deixar carro como novo; saiba quais são elas

Veja como as atualizações remotas podem deixar os modelos sempre novos
Veja como as atualizações remotas podem deixar os modelos sempre novos (Foto: Divulgação)

Com o avanço da tecnologia, diversos carros recebem atualizações remotas. A ação faz com que os veículos sempre estejam feitos novos, o que otimiza diversos sistemas do carro. Entenda em detalhes.

Veja como as atualizações remotas podem deixar os modelos sempre novos
Veja como as atualizações remotas podem deixar os modelos sempre novos (Foto: Divulgação)

Atualizações remotas: avanço da tecnologia deixa os modelos como novos

Com o passar do tempo, as montadoras aprimoraram os sistemas de conectividade do veículo. No entanto, isso vai muito mais além do que conexão e interatividade.

A BMW por exemplo, atingiu o marco de 70 mil carros conectados, em abril. O consumo de dados por veículo da marca exemplifica essa crescente demanda por interação.

VEJA TAMBÉM

A quantidade de dados gerado por veículo registrado em fevereiro de 2020 (40 MB), por exemplo, cresceu mais de 100% em comparação a fevereiro (84 MB) de 2022.

Um dos principais atrativos dessa conectividade se dá pela atualização remota de software no país para toda a gama.

O Remote Software Upgrade (RSU), sistema de atualização remota da BMW, utiliza a internet embarcada nos modelos da marca para fazer o download, em processo similar ao que ocorre com smartphones.

tecnologia 5G nos carros
(Foto Ilustrrativa: Pixabay)

Os benefícios da atualização remota do carro

As atualizações podem melhorar as funções existentes e até mesmo adicionar outras completamente novas. Elas podem ser enviadas para qualquer lugar onde haja conectividade de dados de telefonia, numa operação “over-the-air”.

Portanto, não há necessidade de transferir nenhum dado usando um cabo ou pendrive e não há necessidade de visitar sua concessionária.

Entre os principais benefícios proporcionados pela atualização remota estão a agilidade na comunicação de campanhas técnicas e eventuais atualizações de sistema, a possibilidade da incorporação de novas tecnologias e a garantia de estar a todo o momento com a última atualização instalada.

Além disso, os usuários também contam com os aplicativos que integram tecnologia, inovação e praticidade em novos formatos.

O My BMW App e o MINI App, por exemplo, trazem, de forma intuitiva, funcionalidades como serviço de assistência em viagem, alertas de manutenção, notícias sobre as marcas e verificação do entorno do veículo.

Veja como as atualizações remotas podem deixar os modelos sempre novos
Modelos podem ser atualizados a distância (Foto: Pixabay)

Outra marca que é sinônimo em atualização é a Volvo.  Também em abril, a montadora afirmou que todos os novos lançamentos de carros Volvo, estão agora disponíveis com capacidade de atualização de software over-the-air (OTA).

Essa tecnologia é fundamental para cumprir a ambição da Volvo Cars de tornar os carros dos clientes continuamente melhores e se consolidar como líder do setor.

Dessa forma, os proprietários da Volvo agora podem receber um upgrade de seu sistema de infoentretenimento para a versão mais recente do Android Automotive OS, Android 11.

“Ao tornar todos os modelos Volvo capazes de receber atualizações over-the-air, fazemos progressos importantes em direção à nossa ambição de tornar os carros de nossos clientes melhores a cada dia”, disse Henrik Green, diretor de produtos da Volvo Cars.

Além disso, a última atualização OTA traz melhorias de recursos, que vão desde um melhor gerenciamento de energia até a climatização de cabine, além de melhorias e atualizações de funcionalidades de compatibilidade entre aplicativos móveis e aplicativos no carro.

As melhorias no gerenciamento de energia ajudam a manter as temperaturas adequadas da bateria durante os dias frios e quentes, aumentando a faixa de condução.

Veja como as atualizações remotas podem deixar os modelos sempre novos
Volvo é referência em atualização remota (Foto: Divulgação)

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar