Atualização deixa Waze mais bonito e simples para uso no trânsito
Novas funções e mudanças visuais são as principais novidades do aplicativo
Recentemente, o Waze ganhou uma importante atualização, a maior desde que foi adquirido pelo Google. Além de mudar sua interface, ficando mais alinhada com a filosofia atual de design da gigante das buscas, ele ganhou novas funcionalidades interessantes como o lembrete para sair de casa e a simplificação do sistema de envio de alertas, algo útil em se tratando de um aplicativo voltado para o uso no trânsito.
Embora tenha chegado somente agora para Android, a versão 4.0 já estava disponível para iOS desde o fim de 2015, mas ainda não há previsão de lançamento para Windows Phone. De qualquer maneira, o novo visual é bacana, mais limpo que o anterior. Logo de cara, o que chama a atenção é o novo sistema de enviar alertas. Agora um círculo laranja é exibido no lado direito da tela. Basta clicar nele, selecionar qual aviso deseja informar (engarrafamento, polícia ou acidente, por exemplo), e clicar em enviar, para adicionar a informação no trajeto.
Outra novidade que chama a atenção é a opção de enviar lembretes inteligentes, para sair no melhor horário quando se tem um evento. Para essa ela funcionar, no entanto, é preciso sincronizar a agenda do Google e adicionar os endereços dos compromissos. A partir daí, quem manda é o Waze. Ele calcula o tempo de viagem baseado na localização atual e na condição do trânsito, e envia os alertas de qual o melhor horário para partir.
A navegação também mudou um pouco, ficando mais fácil compartilhar um trajeto, verificar as rotas alternativas ou interromper a orientação do caminho. Os trajetos favoritos também se tornaram mais fáceis de serem vistos. Agora, eles são informados junto com os dados da conta, bastando clicar no símbolo do app, no canto inferior esquerdo, para ver todas essas opções. Além disso, a barra de pesquisa está mais visível. Nela, pode-se consultar preços em postos de combustíveis próximos.
Embora seja muito popular, o Waze parecia um pouco esquecido pelo Google. Essa atualização veio em boa hora e simplificou bastante o uso do aplicativo, o que é essencial em um GPS, afinal eles são manuseados dentro do carro. Com novas funcionalidades e interface reformulada, o app adiciona mais qualidades ao seu portfólio, e tem tudo para seguir como o queridinho dos usuários.
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.