Atendimento dos transportes por app: Uber e 99 têm má reputação em plataforma

A reputação de empresas de transportes por app não está das melhores no portal Reclame Aqui. A Uber é classificada como "Não Recomendada".

As empresas de transportes por app, Uber e 99 estão colecionando reclamações de usuários no portal Reclame Aqui. Nos últimos seis meses, a Uber já possui mais de 28 mil reclamações registradas.

Empresas de transportes por app têm má reputação no Reclame Aqui (Foto: Divulgação Uber)

Transportes por app: Uber está com má reputação no Reclame Aqui

As plataformas de transporte por aplicativo, seja a Uber ou a 99, não possuem boa reputação do site Reclame Aqui. Ambas contam com reclamações de cobranças indevidas, e má gestão da plataforma. No caso a Uber, as reclamações não se limitam aos usuários, os motoristas também estão insatisfeitos com a plataforma.

Para método de comparação, no último ano, a empresa registrou 52.586 comentários negativos. Já nos últimos seis meses, ou seja, de agosto de 2021 à fevereiro de 2022, o número de registros insatisfeitos já é de 28.866 mil. Para piorar, a marca não utiliza a plataforma para auxiliar ou responder as reclamações e comentários. O que diminui ainda mais a reputação da empresa. Atualmente da Uber está categorizada como “Não recomendada” dentro do Reclame Aqui.

Para método de comparação, durante a formulação desta reportagem, mais 16 reclamações foram registradas apenas na última hora. Entre as mais comuns, está o problema com a demora para conseguir uma corrida, ou de motoristas que aceitam a corrida, mas não chegam ao local de embarque do passageiro.

“Fiz a solicitação da viagem no aplicativo do uber, o motorista aceitou e estava ao meu lado, quando fui em direção ao carro para entrar ele passou direto.
Mandei mensagem, ele respondeu que estava a caminho, nisso foi aumentando o tempo de distância e nada dele chegar.
Tive que cancelar a viagem e pedir outro porque eu tinha uma consulta marcada e por causa dele acabou atrasando o meu tempo de chegada na consulta.
Agora vou ter que pagar por uma viagem a qual nem fiz por conta de um motorista [Editado pelo Reclame Aqui].
Gostaria que a uber tomasse uma providência, até porque não é de graça, nós que fazemos o uso do aplicativo estamos pagando para receber esse tipo de tratamento. Lamentável.” Comenta um passageiro de São Paulo.

Reputação da Uber é “Não Recomendada” (Foto: Captura de tela do Reclame Aqui)

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99 também enfrenta problemas de má reputação: nota da empresa é regular

A 99 também não está imune das reclamações registradas, porém, ao contrário da Uber, a empresa se mostra ativa dentro do site de reclamações e responde cerca de 99,4% dos comentários, o que faz com que a nota registrada seja de 6.4 de um total de 10, o que é considerado “Regular”.

Sobre a quantidade de reclamações, no último ano a empresa recebeu 34.565 mil. comentários negativos, já nos últimos seis meses o número foi de 20.022 mil.

“A resposta foi totalmente evasiva e prova que a empresa não tendo vínculo empregatício com o usuário do aplicativo, neste caso o motorista, ela não tem que determinar para baixo os ganhos dele como se a empresa 99 Pop fosse responsável pela cobertura de desgastes e danos ao carro do motorista. Isso é um abuso e classifica uma imposição de condição adversa ao trabalho remunerado que se traduz como TRABALHO ALUSIVO À ESCRAVIDÃO.

Até o momento EU NÃO FUI CONTATADO PELA EMPRESA após reclamação anterior e via aplicativo sobre o fato de a minha conta ter sido ARBITRARIAMENTE CONGELADA NA CATEGORIA 99 Promo o que chega a pagar menos do que uma passagem de ônibus urbano para o motorista. Isso é lucrar em cima do passageiro e do motorista sem qualquer compensação ao desgaste material e físico em benefício do motorista.” Última reclamação registrada até o momento da finalização da matéria. A mesma foi feita por um motorista parceiro de Campo Grande, no MS.

Reputação da 99 é “Regular” (Foto: Captura de tela do Reclame Aqui)

 

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

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