ATENÇÃO! Licenciamento começa a vencer; confira o calendário e fique dentro da lei
Tem inicio neste mês de julho o calendário de pagamentos do licenciamento 2023 para os veículos registrados no Estado de São Paulo.
Tem inicio neste mês de julho o calendário de pagamentos do licenciamento 2023 para os veículos registrados no Estado de São Paulo. O cronograma estabelecido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP) é feito conforme o dígito final da placa de identificação do veículo.
Confira o calendário do licenciamento e evite multas
Os proprietários de veículos com placas terminadas em 1 e 2 devem realizar o licenciamento deste ano até o dia 31 de julho – exceto para os donos de caminhões e caminhões-trator, cujo o calendário de licenciamento anual tem início em setembro.
O serviço é realizado de maneira totalmente online. Portanto, o proprietário não precisa se deslocar até uma unidade de atendimento do Detran-SP ou do Poupatempo para emissão anual do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo eletrônico (CRLV-e) – documento de porte obrigatório que permite a circulação do veículo.
O valor da taxa do licenciamento 2023 é de R$ 155,23, independentemente do tipo de veículo. Quem não regularizar o documento no prazo estabelecido fica sujeito à punição estabelecida pelo Código Brasileiro de Trânsito (CTB) para infrações gravíssimas – o caso, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), multa de R$ 293,47, além de remoção do veículo ao pátio.
Fique atento ao calendário do licenciamento anual 2024:
Saiba como fazer o licenciamento 2023 no Estado de São Paulo
Para realizar o licenciamento do veículo é preciso informar o número do Renavam e pagar – via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico – os débitos do veículo, como a taxa de licenciamento, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e eventuais multas de trânsito.
O pagamento pode ser feito via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico nos bancos conveniados com o Detran-SP – Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú e Caixa Econômica Federal, incluindo as casas lotéricas.
Após quitar a taxa de licenciamento e outros débitos do veículo, o serviço será processado de forma automática e o documento atualizado estará disponível em meio digital no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O CRLV-e também estará disponível para download, no portal do Detran-SP, do Poupatempo, no aplicativo e no portal de serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.