Atenção: dicas para fugir dos golpes do combustível barato
Confira algumas dicas do ICL para fugir com combustível barato adulterado. Com as altas atuais, preço mais em conta deve ser desconfiado.
Com a alta dos combustíveis, toda oportunidade de abastecer o veículo com combustível barato é interessante, não é mesmo? No entanto, é preciso ficar atente aos golpes. Preço muito baixo pode significar combustível adulterado. Saiba como não cair na cilada!
Combustível barato pode estar adulterado
Não tem jeito, com inflação alta, e os preços nas bombas de combustíveis cada vez mais caros, há quem sempre procure por uma oportunidade de abastecer com aquele desconto. No entanto, é preciso desconfiar de combustível barato, já que o risco de ele estar adulterado é bem alto.
Importante ressaltar que o uso de combustível ruim no veículo pode trazer sérios danos ao veículo, o que fará o proprietário gastar com manutenções inesperadas.
Dessa forma, confira algumas dicas para não cair no golpe do combustível barato, ao aplica-las, a segurança de abastecer com um produto de qualidade será maior.
As práticas sugeridas abaixo são do Instituto Combustível Legal, o ICL, órgão que fiscaliza a prática ilegal nos postos de combustíveis. Confira as dicas:
Práticas para fugir do combustível barato e adulterado
– A bandeira, ou seja, a marca do posto, é conhecida? Se for um estabelecimento que você não conhece, fique muito atento aos sinais de irregularidade. O melhor é passar direto e não arriscar;
– Procure abastecer em postos de sua confiança, que já têm credibilidade na sua jornada de consumo;
– Mas, se não tiver outra opção, acompanhe o abastecimento e fique atento a qualquer sinal de mau funcionamento do seu veículo;
– Além disso, peça a nota fiscal e documente todo o seu consumo. Isso ajuda na hora de acionar os órgãos de defesa do consumidor e de investigação, como Procons, polícias e Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP);
– Cuidado com os “apps” de busca de preço. Nem sempre eles informam valores que correspondem à realidade: você chega no local e o valor da bomba já é outro. Além disso, eles não levam em consideração a qualidade do produto, nem mesmo a reputação do posto; e
Preço baixo demais, fora da média de mercado, pode ser sinal de posto irregular, que altera qualidade e quantidade da gasolina, do etanol ou do diesel. Não custa lembrar que o barato sai caro. Combustível adulterado pode prejudicar seriamente o motor do seu veículo, te deixando a pé.
Aproveite e veja: Tudo sobre o Fiat Toro 2022
Confira como é composto o preço da gasolina
Para entender melhor o preço final das bombas de combustíveis, é preciso entender como ela é formada. O ICL explica que a gasolina tipo C por exemplo, a mais usada nas bombas de combustíveis, é resultado da gasolina A misturada a etanol anidro. Nesse caso, o preço final é resultado da soma de alguns componentes. Nele, estão incluídos:
– Os preços do produtor ou importador da gasolina tipo A (no Brasil, esse papel é predominante da Petrobras e varia de acordo com o preço do barril do petróleo no mercado internacional e a cotação do dólar);
– Os custos do etanol anidro misturado na proporção de até 27% na gasolina comum e 25% na premium;
– Impostos Federais (Cide, PIS/Pasep e Cofins);
– Tributos Estaduais (ICMS);
– O valor agregado de logística e comercialização.
Com informações: ICL
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.