Atenção ao volante garante viagem tranquila

Serviços 28 de dezembro de 2015 Da Redação, com assessoria 0

Para chegar ao destino sem surpresas desagradáveis, alguns cuidados são fundamentais tanto na estrada quanto na cidade

Viajar de carro é uma das principais escolhas em feriados, fins de semana e neste período de férias que se aproxima. Seja de dia ou à noite, com sol, chuva ou neblina, a atenção ao volante é fundamental para chegar ao destino sem preocupações e pronto para aproveitar o descanso. E como dicas de segurança nunca são demais, confira a seguir as passadas por João Filho, chefe de Engenharia da Ford na América Latina.

Esteja sempre atento à sua frente

Olhar além do carro, diretamente à frente do veículo, com atenção a possíveis perigos. Enquanto o carro estiver em movimento, deve-se manter a atenção no caminho e não em um obstáculo que possa se transformar em uma distração.

Não ultrapasse o limite de velocidade

Velocidade inadequada é uma das principais causas de acidentes, especialmente com motoristas entre 18 e 24 anos. É necessário respeitar os limites das vias, que variam de acordo com o tipo do veículo (leves e pesados) e condições da pista (seca ou molhada).

Calibre os pneus

A pressão correta dos pneus, indicada no manual do proprietário, contribui com a segurança, além de economizar combustível e evitar desgate prematuro dos itens.

Evite influências dos colegas

O motorista é o responsável pela segurança dos passageiros. Ele deve evitar a interferência de terceiros, como colegas ou familiares, no comportamento na direção.

Cuidado com as distrações

Músicas, celulares e passageiros barulhentos são potenciais distrações. “Mãos no volante e olhos na pista” deve ser sempre o  lema.

Desacelere

Em terrenos escorregadios ou condições que exigem atenção redobrada, como chuva, o carro leva mais tempo para parar. Neste tipo de situação é recomendado reduzir a velocidade para melhorar o controle do automóvel. O mesmo comportamento vale para cerração ou escuridão.

Nenhum comentário até agora.

Seja o primeiro a comentar.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *