Até quando é seguro uma gestante dirigir?
Você sabe até quando é seguro uma gestante dirigir? Entenda agora e veja como garantir a segurança no trânsito; confira!
Dirigir pode ser algo necessário na vida da grande maioria das pessoas e nas mais diversas situações possíveis, mas será que é seguro gestante dirigir?
Bem, primeiramente, é preciso entender o que dizem as leis locais sobre o ato de gestante dirigir. Além disso, é importante entender o que os profissionais dizem sobre isso.
Para isso, o Garagem360 reuniu as principais informações sobre a condução de veículos quando gestante. Que tal dar uma olhada?
O que diz a lei sobre gestante dirigir no Brasil
Sem muitas delongas, até o momento atual, não há uma lei que impeça que gestantes possam dirigir livremente no Brasil, ou seja, vai da própria pessoa.
Por outro lado, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) deixa claro que é preciso conduzir veículos com segurança máxima, e que qualquer coisa que impeça isso deve ser deixado de lado.
Dessa forma, o que vai definir até quando a gestante pode dirigir são as condições de saúde dela e as orientações dos profissionais responsáveis por acompanhar a gestação.
Entenda o que os profissionais recomendam
Bem, a gente já sabe que é possível gestante dirigir, mas o que será que dizem os profissionais da saúde sobre isso? É hora de entender!
De uma forma simples, a gestante pode dirigir até quando for confortável para ela, mas isso não é o mais recomendado, afinal, em casos de acidentes, batidas e afins, o bebê pode ser prejudicado.
Por outro lado, é preciso entender que muitas gestantes precisam dirigir, e aí, a recomendação é fazer isso por até, no máximo, 34 semanas de gestação, ou seja, oito meses.
Gestante deve usar cinto de segurança?
A resposta é sim! Muitas futuras mamães acreditam que gestantes não devem usar cinto de segurança porque isso pode prejudicar o bebê.
No entanto, acontece que, de acordo com o CTB, não usar cinto de segurança é uma infração grave. Nesse caso, há uma multa no valor de R$ 195,23, além de cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Outro ponto importante é que o cinto deve ser colocado da mesma forma, ou seja, não há um método diferente: ele deve ser colocado de forma transversal e conectado ao plug.
Por fim, é sempre importante ter alguém como passageiro na hora de dirigir sendo gestante, afinal, em caso de qualquer imprevisto, há a quem recorrer e evitar situações de surpresa.
Aproveite e confira: Preciso viajar e minha CNH venceu. Ainda posso usar a versão digital?