Assim como a Strada, Ram 700 ganha apenas 1 estrela no Latin NCAP

A picape Ram 700 recebeu apenas uma estral nos testes de colisão do Latin NCAP; veja os detalhes do resultado.

A picape Ram 700 recebeu apenas uma estral nos testes de colisão do Latin NCAP; confira os detalhes dos impactos.

A picape Ram 700 recebeu apenas uma estral nos testes de colisão do Latin NCAP (Foto: Divulgação)

RAM 700 finaliza teste do NCAP com apenas 1 estrela para segurança

A terceira rodada de resultados de 2022 do Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e o Caribe, Latin NCAP, foi lançada com resultados decepcionantes para a Ram 700 que alcançou apenas uma estrela devido, entre outras coisas, à estrutura instável, airbags laterais de baixo desempenho, diferenças nos assentos entre versões de cabine simples e dupla no impacto traseiro e falta de sistemas de assistência à segurança.

Ambas as cabines recebem o mesmo resultado

A picape obteve uma estrela tanto na versão cabine simples como dupla. A versão de cabine simples, equipada com dois airbags frontais, controle eletrônico de estabilidade (ESC) como padrão alcançou 47,47% em ocupante adulto, 22,08% em ocupante criança, 40,23% em proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 41,86% em sistemas de assistência à segurança.

A versão de cabine dupla, com quatro airbags (dois frontais e dois laterais de cabeça e tórax) e ESC como equipamento padrão alcançou 41,39% em ocupante adulto, 52,96% em ocupante criança, 40,23% em proteção para pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 48,84% em sistemas de assistência à segurança.

O pior resultado das duas versões é aquele que representa o resultado do modelo; neste caso, ambas as versões obtiveram uma estrela.

O impacto frontal mostrou uma estrutura instável, bem como uma estrutura instável na área dos pés.

No impacto lateral de poste, os airbags laterais, apenas padrão na versão de cabine dupla, mostraram acionamento incorreto e tamanho reduzido, resultando em medições deficientes de proteção da cabeça e do tórax, o que implica em alta probabilidade de ferimentos com risco de vida, afetando negativamente o resultado do impacto lateral.

Este desempenho do airbag lateral é uma preocupação do Latin NCAP e demonstra mais uma vez que ter um elemento de segurança não significa que ele funcione corretamente e ofereça proteção adequada.

A proteção contra chicotada cervical (whiplash) mostrou boa proteção para o assento da versão de cabine dupla, enquanto mostrou proteção pobre para o assento da versão de cabine simples. Os assentos têm diferenças consideráveis que surpreenderam o Latin NCAP, pois se espera que ambos tenham um desempenho igualmente bom neste teste.

A proteção dos ocupantes crianças foi boa nos testes de colisão, mas a pontuação geral foi afetada devido à falta de ancoragens e sinalização i-Size, pela indisponibilidade em todos os mercados onde o modelo é vendido, quanto aos Sistemas de Retenção para Crianças (SRI) recomendados pelo fabricante, e pela falta de capacidade de desativar o airbag frontal do passageiro de acordo com os requisitos do Latin NCAP.

A proteção para pedestres mostrou uma proteção pobre na parte superior da perna. A falta de frenagem autônoma de emergência (AEB), sistemas de suporte de pista (LSS), detecção de ponto cego (BSD) e sistemas de limitação de velocidade explicam a baixa pontuação em aspectos de sistemas de assistência à segurança. A versão de cabine simples também carece de aviso de cinto de segurança (SBR) no banco do passageiro.

Stephan Brodziak, Presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP, disse que “Sabemos que a Stellantis produz carros com padrões de segurança muito altos, mas dado o fraco desempenho demonstrado no teste do Latin NCAP da Ram 700, podemos ver que ela está incorrendo na prática perniciosa de duplo padrão em detrimento não apenas dos ocupantes desses veículos, mas da população em geral e da degradação da frota de veículos na região.

A rotulagem de veículos com classificação por estrelas de segurança é um elemento chave para evitar este duplo padrão. Apelamos à responsabilidade dos governos de cada país da região para agir neste sentido”.

Ram 700 (Foto: Divulgação)

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile