Assaltos dobram em SP; saiba quais são os SUVs mais roubados e furtados

De acordo com o levantamento da Ituran, com base nos dados da Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo, o número de SUVs roubados no estado entre janeiro e junho desse ano aumentou 98%; veja o ranking dos SUVs mais roubados e furtados.

Entre janeiro e junho de 2022 o número de carros roubados e furtados praticamente dobrou em relação ao mesmo período de 2021
Entre janeiro e junho de 2022 o número de carros roubados e furtados praticamente dobrou em relação ao mesmo período de 2021 (Foto: Divulgação)

Número de roubos e furtos de SUVs dobra durante o primeiro semestre de 2022

A busca por utilitários esportivos, também conhecidos como SUVs tem crescido em larga escala. Há 10 anos os modelos da categoria não eram vistos nas listas dos carros mais vendidos do país.

Porém, os atributos de maior potência, robustez, espaço interno, tecnologia e conforto, têm conquistado o brasileiro.

VEJA TAMBÉM

De acordo com os dados na Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, a Fenabrave, dos 10 carros mais vendidos entre janeiro e junho, quatro pertencem à categoria de SUVs.

Porém, com a maior ascensão dos veículos, o índice de roubos e furtos também aumentou, conforme revela o levantamento da Ituran, com base nos dados da Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo.

De acordo com o índice, o número de roubos e furtos envolvendo os SUVs aumentou 98% entre os meses de janeiro e junho de 2022 no comparativo com o mesmo período de 2021. Nos primeiros seis meses do ano, 4.423 SUVs foram roubados ou furtados no estado, enquanto em 2021, foram 2.233 casos registrados.

Ford EcoSport foi o SUV mais roubado no primeiro semestre

Dos 10 SUVs mais roubados durante o período o Ford EcoSport foi o modelo que mais registrou casos. Ao todo, foram 444 unidades roubadas ou furtadas.

“Essa liderança do EcoSport é ima consequência da saída da Ford do Brasil, pois faltam peças para o modelo nas concessionárias. Além disso, estamos falando de um veículo que está no mercado há muitos anos, é pioneiro da categoria.” Ressalta Rodrigo Boutti, gerente de operações da Ituran.

Entre janeiro e junho de 2022 o número de carros roubados e furtados praticamente dobrou em relação ao mesmo período de 2021
Ford EcoSport foi o SUV com maior número de casos (Foto: Divulgação)

O Honda HR-V aparece em segundo lugar com 406 unidades roubadas ou furtadas. Já o Jeep Renegade, SUV mais vendido do Brasil em 2021, é o terceiro modelo da categoria em casos de roubo e furto no estado. O veículo registrou 334 unidades roubadas ou furtadas durante o primeiro semestre.

O Hyundai Tucson também está presente na lista com 298 unidades, seguido do Volkswagen T-Cross, com 280 casos registrados. É válido destacar que esse último é até o momento, o SUV mais vendido do país em 2022.

O Jeep Compass é o sétimo modelo com maior número de registros de roubo e furto no estado, com 248 casos registrados. A lista é encerrada com o Nissan Kicks (187), Renault Duster (155) e Chevrolet Tracker (142).

Os 10 SUVs mais roubados ou furtados em SP

1 – Ford EcoSport: 444

2 – Honda HR-V: 406

3 – Hyundai Creta: 379

4 – Jeep Renegade: 334

5 – Hyundai Tucson: 298

6 – Volkswagen T-Cross: 280

7 – Jeep Compass: 248

8 – Nissan Kicks: 187

9 – Renault Duster: 155

10 – Chevrolet Tracker: 142

Entre janeiro e junho de 2022 o número de carros roubados e furtados praticamente dobrou em relação ao mesmo período de 2021
Jeep Renegade também está entre os mais roubados (Foto: Divulgação)

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Veja mais ›
Fechar