As picapes que fazem você ganhar e perder dinheiro na hora da revenda
Quais picapes têm maior e menor desvalorização? Veja as picapes que fazem você ganhar e perder dinheiro na hora da revenda.
Não quer perder dinheiro na hora da revenda da sua picape compacta? A Mobiauto divulgou um levantamento sobre o segmento das caminhonetes derivadas de veículos compactos e médios, que representam 13,19% de todos os automóveis e comerciais leves vendidos no país.
Quais picapes desvalorizam mais na hora da revenda?
Para chegar aos números, o braço research da Mobiauto reuniu informações das picapes compactas (Fiat Strada e VW Saveiro) e das médias (Chevrolet Montana, Fiat Toro, Ford Maverick e Renault Duster Oroch).
A pesquisa foi feita a partir da base de dados da plataforma, levando em consideração picapes seminovas dos anos-modelos 2021, 2022 e 2023 de todas as concorrentes.
O primeiro dado relevante diz respeito à depreciação de 11,6%, quase 2 pontos percentuais acima da média do mercado global.
Quem explica esse fenômeno é o economista Sant Clair de Castro Jr., consultor automotivo e CEO da Mobiauto. “O perfil de produtos mudou radicalmente nos últimos anos. Quando falamos em picapes derivadas de carros compactos, a verdade é que só restaram duas: Strada e Saveiro. Modelos de outras marcas desapareceram, como Peugeot Hoggar e Ford Courier. Todas as demais são picapes médias”, explica.
“Uma delas traz, inclusive, a acentuada desvalorização dos veículos a diesel no país, que a Mobiauto já tinha detectado. Se você observar a lista completa, verá que, das dez piores colocadas no ranking, sete delas serão versões movidas a diesel da Fiat Toro. É inegável que esse aspecto contribuiu para acentuar a média de desvalorização”, complementa o executivo.
Veja a lista:
Quais as picapes menos desvalorizam?
Sant Clair confirma sua tese ao apresentar o outro extremo do ranking, com as picapes que apresentaram as menores desvalorizações.
“Se entre as dez piores há o predomínio de versões a diesel da Fiat Toro, o lado oposto confirma a soberania das duas compactas: Strada e Saveiro compõem 8 das 10 melhores”, diz.
Veja abaixo
Como evidenciado, no topo do ranking estão as mais vendidas do segmento: Strada e Saveiro. No entanto é válido ressaltar o desempenho da Duster Oroch SCe Express 1.6 16V, com o menor índice de todas as picapes pesquisadas: somente 2,66% de depreciação.
“Aqui a explicação é simples: essa picape é a versão mais simples da linha Oroch, diretamente destinada ao trabalho. Tanto que é a picape média mais barata de toda a pesquisa. Ela custa praticamente o mesmo valor das compactas, por isso tem uma boa procura e perde pouca cotação”, explica o CEO da Mobiauto.
Em contrapartida, os modelos topo de linha e mais equipados são aqueles que apresentam maior desvalorização.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.