As melhores marcas de carros de acordo com pesquisa com consumidores

De acordo com uma pesquisa feita pela SoluCX com consumidores, as melhores marcas de carros são a Mercedes-Benz, a Honda e a BMW.

Todos nós temos uma marca de carros favorita ou que temos uma profunda admiração. Seja pela experiência que tivemos ou só pelo gosto pessoal. Mas qual seria a mais favorita do público? De acordo com uma pesquisa feita pela SoluCX com consumidores, as melhores marcas de carros são a MercedesBenz, a Honda e a BMW.

Para chegar a esta conclusão, a empresa, que é especializada em pesquisa de satisfação e NPS, realizou uma pesquisa na cidade de São Paulo. A companhia ouviu 2.234 pessoas. Elas tiveram que questionadas sobre os serviços realizados por 21 montadoras diferentes.

Foto: Divulgação/BMW

Mercedes-Bens, Honda, BMW foram as melhores avaliadas na pesquisa das marcas de carros

E quem lidera o ranking do Net Promoter Score (NPS) de percepção do segmento é a Mercedes-Benz. A montadora alemã atingiu a média de 82.2 NPS. Ficando a frente de suas principais rivais. A BMW, por exemplo, aparece na terceira posição com 80,2.  Já a Audi teve um score médio de 66,3.

Uma outra marca considerada de luxo terminou entre as dez primeiras colocadas. A Jeep terminou na quarta posição. Vale lembrar que ela possui o tanto o SUV compacto quanto o SUV médio mais vendido. Enquanto isso, a marca de carros sueca Volvo teve uma média de 70,4 na avaliação.

Foto: Divulgação/Honda

Mas a pesquisa não mostrou só que as marcas premium são bem prestigiadas pelo público. Outras marcas mais tradicionais também são bem avaliadas. A Honda, por exemplo, aparece na segunda posição do ranking. Ela teve uma nota de 81,8. Já sua principal concorrente no mercado, a Toyota, fecha o Top 5 com 73,3 pontos.

Foto: Divulgação/Chevrolet

Três marcas bastante populares fecham o ranking das dez primeiras colocadas. O score da Chevrolet foi de 66,3. Já o da Volkswagen foi de 63,3. Fechando o Top 10 do ranking está a Hyundai (62,6).

Marcas que as pessoas tiveram mais experiências

Foto: DIvulgação/Stellantis/Fiat

A empresa também aproveitou a ocasião para perguntar aos participantes quais marcas eles já tiveram alguma experiência. E quatro das fabricantes com mais carros vendidos aparecem nas dez primeiras colocações. Quem lidera o ranking de citações é a Fiat com 50,3%.

Já a Chevrolet chega na segunda posição (47,4%). Outra marca que está entre as mais vendidas do País e foi citada pelas pessoas foi a VW (44,7%). Veja abaixo o Top 10:

1º – Fiat (50,3%)

2º – Chevrolet (47,4%)

3º – Volkswagen (44,7%)

4º – Ford (38%)

5º – Honda (33,8%)

6º – Renault (32,4%)

7º – Hyundai (28,4%)

8º – Peugeot (27,3%)

9º – Toyota (25,1%)

10º – Nissan (23,1%)

Serviços

Foto: Pixabay.com

Mas não foram só a média de NPS e a experiência com as marcas de carros que foram foram avaliadas. Os serviços oferecidos pelas mesmas também passaram por uma avaliação do público selecionado pela SoluCX. Na ocasião, as 2.234 pessoas que responderam a pesquisa teriam que dar “likes” e “deslikes” para eles.

Entre os que receberam as melhores avaliações estão o atendimento (92,6%), o design e estilo dos veículos (92,5%), a confiabilidade da marca (91,5%) e a rede de concessionárias (86,4%).

Por outro lado, alguns serviços acabaram não sendo bem avaliados. No caso, estamos falando do custo de manutenção (46,5%), a desvalorização (39,5%), o valor de revenda (29,5%, a economia de combustível (23,4%) e custo beneficio (21,5%).

“Empresas de diferentes segmentos, principalmente no último ano, passaram a priorizar o feedback dos clientes para entender as principais dores e onde precisam alterar seus processos e produtos”, diz o CEO e cofundador da SoluCX em comunicado, Tiago Serrano.

“Vendo as duas categorias mais mal avaliadas no setor automotivo, percebemos que ele tem ido na contramão dessa lógica, uma vez que há muito tempo se fala sobre rápida desvalorização e alto custo de manutenção no mercado. Além da pesquisa em inovação e alternativas mais sustentáveis para os veículos, olhar as necessidades dos clientes pode ajudar bastante a equilibrar os altos e baixos sofridos pela indústria nos últimos anos”, completa Serrano.

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

wpDiscuz
Sair da versão mobile