As consequências de dirigir sem a CNH em dia em 2024

As consequências de dirigir sem estar com a CNH em dia em 2024 podem ser bem salgadas. Veja quais são e providencie sua renovação o quanto antes.

Está com a carteira vencida há mais de 30 dias? Então vá de ônibus, Uber, carona, bicicleta, enfim. Nada de dirigir com o documento fora do prazo de validade, pois as consequências de dirigir sem estar com a CNH em dia em 2024 não são as melhores. 

Saiba mais no post. 

Uma das consequências de dirigir sem estar com a CNH em dia em 2024 é ter o carro guinchado - Foto: Divulgação
Uma das consequências de dirigir sem estar com a CNH em dia em 2024 é ter o carro guinchado – Foto: Divulgação

 

Quais consequências de dirigir sem estar com a CNH em dia em 2024?

Dirigir com a CNH vencida há mais de 30 dias é considerada infração gravíssima, de acordo com o Artigo 168 do Código de TRânsito brasileiro com as seguintes penalidades:

  • Multa – R$ 293,47, dependendo da situação pode ser 3 vezes o valor original, passando a R$ 880,41. 
  • Perda de pontos na CNH – além da multa o condutor que dirige com a CNH vencida recebe 7 pontos na carteira de habilitação. 
  • Retenção do veículo – o veículo do condutor que dirige com a CNH vencida (ou sem o documento em mãos) ainda pode ter seu veículo retido, que só é liberado após a apresentação de um condutor habilitado. 

Em uma blitz, por exemplo, se não encontrar alguém habilitado que possa conduzir o veículo, o mesmo pode ser levado até o pátio do Detran, com custos adicionais até a retirada por um condutor habilitado. 

Se o condutor estiver com a CNH suspensa poderá ainda receber voz de prisão no local e ficar um período de seis meses a um ano preso. Além disso, sua habilitação pode ser cassada ou a suspensão prorrogada. 

Qual o prazo para renovar a CNH?

30 dias após o vencimento, mas nada impede o condutor renová-la antes desse período.  O Detran entende que esse período é suficiente para dar entrada e realizar todos os procedimentos do processo. 

Já o prazo de validade da CNH varia conforme a idade do condutor:

  • 10 anos – condutores até 50 anos de idade
  • 5 anos – condutores com idade entre 50 e 70 anos
  • 3 anos – condutores com idade acima de 70 anos. 

Leia também:

Validade da CNH para pessoas idosas. 

Como renovar a CNH?

O processo para renovação é simples, mas vai pode mudar de acordo com o estado ou cidade. 

Você pode, por exemplo:

Abrir o processo de forma presencial ou online. Nos Detrans que permitem o agendamento online, basta clicar em “Solicitar Renovação da CNH” e preencher os dados solicitados. 

Em seguida, o órgão emite o boleto de pagamento das taxas e informa uma clínica credenciada para a realização dos exames. 

No entanto, se não houver cadastrado a biometria, o condutor terá que comparecer a um posto do Detran. 

Em alguns casos, a renovação só pode ser feita no Detran, inclusive os exames. Nesse caso, basta comparecer a uma unidade munido dos documentos pessoais, pagar a taxa e agendar os exames. 

Em geral, o documento chega no endreço informado em até 10 dias após a aprovação do processo.

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA