As 6 empresas que produzem pneus no Brasil podem aumentar o preço do produto em 2025
Preço dos pneus pode sofrer aumento. Entenda como está o debate atual e veja quanto o seu bolso pode ser impactado com essas alterações
As 6 empresas que produzem pneus no Brasil (Pirelli, Bridgestone, Goodyear, Continental, Michelin e Dunlop) devem aumentar o preço do produto no ano que vem. Logo abaixo, o Garagem360 traz mais detalhes do cenário atual. Acompanhe!
Entenda o que pode acontecer com o preço dos pneus em 2025
O Comitê de Alterações Tarifárias da Câmara de Comércio Exterior (CAMEX) votou, em julho deste ano, pelo reajuste no preço dos pneus de 16% para 20% durante 12 meses. Em setembro, o governo optou por manter os valores sem mudanças. O documento só se tornou público, agora, em novembro.
De acordo com o comitê, o reajuste seria necessário ao amparo da “Lista de Elevações Temporárias por Desequilíbrios Comerciais Conjunturais”
Já o Comitê Executivo da Camex, que é o órgão ligado a decisões políticas do Ministério da Indústria e Comércio, fez um parecer mantendo a tarifa nos 16%.
Leia também:
-
Dicas práticas de como cuidar dos pneus e evitar trocas desnecessárias
-
O que significam as informações presentes nos pneus? Nós revelamos!
-
Indústria de pneus no Brasil está superfaturada, aponta consultoria
Entenda quem solicitou o reajuste dos pneus
O pedido foi solicitado pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP). A propósito, ela desejava um acréscimo de 35%. Esse aumento afetaria não só os pneus de carga, mas também os de passeio.
Já a CAMEX, deu um deferimento parcial da solicitação e alterou a tarifa de importação de pneus de carro para 25%.
Quais são os riscos do aumento no preço dos pneus?
A mudança nos preços, segundo importadores, terá impactos negativos na segurança no trânsito. De acordo com uma análise feita pela Guimarães Consultoria, a pedido da ABIDIP, a aquisição de pneus novos deve ter uma queda de 8% após a mudança no valor dos produtos.
Quais serão os próximos passos?
Para os importadores, a alteração no preço dos pneus tem como objetivo monopolizar o mercado para as seis companhias que operam no Brasil.
Contudo, o Garagem360 destaca que Pirelli, Bridgestone, Goodyear, Continental, Michelin e Dunlop não se manifestaram de forma oficial sobre o aumento nos preços.
A indústria automotiva, por sua vez, aposta no reajuste de carros de passeio em torno de 10%.
E você, como avalia o aumento no preço dos pneus? Você deixaria de comprar um produto novo por causa da alteração ou vai apertar no orçamento para manter a sua segurança na pista? Comente!
Leia também: Pneus do futuro farão manutenção própria e até poderão reparar danos de forma automática