As 10 marcas de carros que MAIS VENDEM no Brasil em 2023
No mês de junho, o mercado automotivo nacional apresentou números expressivos, impulsionados principalmente pelas vendas associadas aos descontos cedidos pelo governo. Entre as 10 marcas de carros, a Fiat ficou na frente mais uma vez, mantendo sua hegemonia segundo a Fenabrave.
10 marcas de carros que mais vendem no Brasil
Com base nos emplacamentos da Fenabrave, a Fiat ficou na frente mais uma vez no acumulado do ano, ganhando inclusive mais mercado em relação à parcial de maio. A liderança da marca italiana não foi surpresa para o mercado, dado o histórico da marca no ano.
A empresa conta com um portfólio amplo para todos os públicos, o que inclui hatches de entrada, sedans, picapes e os preferidos dos brasileiros atualmente, os SUVs, como o Fiat Pulse e o Fastback.
VEJA TAMBÉM
No acumulado do ano (janeiro a junho) foram 206.886 unidades emplacadas, o que representa uma participação de 22,14% no mercado. Em maio, essa participação foi de 21,79%.
Veja o ranking das 10 marcas:
- Fiat 206.886 vendas, com 22,14% de participação nas vendas;
- GM 148.981 vendas, com 15,94% de participação;
- VW 138.377 vendas, com 14,81% de participação;
- Toyota 88.171 vendas, com 9,43% de participação;
- Hyundai 73.624 vendas, com 7,88% de participação;
- Jeep 63.379 vendas, com 6,78% de participação;
- Renault 53.020 vendas, com 5,67% de participação;
- Honda 34.109 vendas, com 3,65% de participação;
- Nissan 31.631 vendas, com 3,38% de participação;
- Citroën 14.247 vendas, com 1,52% de participação.
Destaque para os modelos com desconto do carro popular
A Fiat Strada é o carro mais vendido do país com 50.546 vendas no ano. Só em junho foram 9.007 emplacamentos. São mais de 6 mil a mais que o segundo colocado, o GM Onix, com 44.110.
Em junho, outros veículos da marca também se destacaram, o que ajudou a aumentar a participação geral. O subcompacto Mobi saltou da décima quarta colocação em maio (4.196 unidades) para quarta colocação em junho (6.895 unidades).
O Argo e Cronos também ganharam mercado. O hatch passou da oitava posição (4.710) para a quinta (6.747), enquanto o sedan vendeu apenas 2.950 unidades em maio – décima oitava posição, para 4.969 unidades em junho, o que lhe deu a nona posição no ranking dos automóveis mais vendidos da Fenabrave.
Um dos modelos que não teve uma grande alavancagem apesar do gordo desconto foi o Fastback.
O Suv com cara de coupê passou de R$ 135 mil para R$ 115 mil em algumas cidades, mas nem assim foi suficiente para tirá-lo da décima nona posição do mês de maio (2.943). Em junho foram apenas 3.384 emplacamentos. Pouco mais de 400 em relação ao mês anterior.