Tags

Notícias

APWorks cria moto elétrica feita com impressora 3D

Créditos: Foto: Divulgação
24 maio, 2016
Maria Beatriz Vaccari

A empresa alemã APWorks, que trabalha com impressões 3D e é subsidiária do grupo de aviação Airbus, apresentou ao público sua primeira motocicleta criada a partir de uma impressora 3D. Com apenas 35 quilos, o veículo elétrico, e apelidado de Light Rider, foi lançado oficialmente na cidade de Ottobrunn, na Alemanha.

Segundo a fabricante, ele consegue ir de zero a 80 km/h em poucos segundos e é 30% mais leve do que as e-motos convencionais. Isso acontece porque as peças foram produzidas usando um algoritmo que as deixa com o menor peso possível. Ao mesmo tempo, a estrutura foi projetada para aguentar cargas e a rotina do dia a dia.

Para Joachim Zettler, CEO da Airbus APWorks GmbH, a estrutura oca complexa e ramificada não poderia ter sido desenvolvida utilizando tecnologias de produção convencionais, tais como moagem ou soldagem. “Os avanços na manufatura da camada aditiva nos permitiram criar o desenho biônico que nós imaginávamos para a motocicleta sem a necessidade de fazer grandes alterações. Com isso, as limitações enfrentadas pela fabricação convencional desaparecerão”, afirma.

Para fazer a impressão, a empresa utilizou um material chamado Scalmalloy. Trata-se de uma espécie de alumínio tão forte quanto o titânio, resistente à corrosão e ideal para ser usado em peças de robótica leve e aplicações aeroespaciais e automotivas. Apesar de ainda não estar disponíveis no mercado em produção de larga escala, a Light Rider tem 50 unidades à venda por 50 mil euros (aproximadamente R$ 199 mil).

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book com dicas para cuidar melhor de seu veículo.