Aprovada proposta que proíbe venda de carros a combustão em 2035 na Europa

Foto: Bom dia, Suíça
publicidade

O Parlamento europeu votou a favor da proibição de carros a combustão a partir de 2035. A proposta faz parte do projeto “Fit for 55 in 2023”. Veja os detalhes.

Hoje, o Parlamento europeu aprovou a proposta que visa a proibição dos carros a combustão no continente a partir de 2035
Hoje, o Parlamento europeu aprovou a proposta que visa a proibição dos carros a combustão no continente a partir de 2035 (Foto: Pixabay)
publicidade

O fim dos carros a combustão: parlamento europeu aprova projeto que proíbe os veículos a partir de 2035

Atualmente, muito se discute sobre a introdução dos carros elétricos, e consequentemente, a redução dos carros a combustão no mercado global, uma vez que a emissão de poluentes atingem níveis preocupantes.

No entanto, a situação pode ganhar novo cenário, pelo menos no continente europeu. Em votação em plenário nesta quarta-feira, 08, os deputados europeus adotaram sua posição sobre as regras propostas para revisar os padrões de desempenho de emissões de CO2 para carros e vans novos com 339 votos a favor, 249 contra e 24 abstenções.

VEJA TAMBÉM

Com o texto aprovado, que constitui a posição do Parlamento para negociar com os Estados-Membros, os deputados apoiam a proposta da Comissão de alcançar a mobilidade rodoviária com emissões zero até 2035.

publicidade

A proposta agora segue para análise do Conselho Europeu. Ela faz parte do objetivo da União Europeia de reduzir as emissões produzidas pelos automóveis novos de passageiros e veículos comerciais leves.

As metas intermediárias de redução de emissões para 2030 seriam fixadas em 55% para carros e 50% para vans.

publicidade

“Uma revisão ambiciosa das normas de CO2 é uma parte crucial para alcançarmos nossas metas climáticas.

Com esses padrões, estamos criando clareza para a indústria automobilística e podemos estimular a inovação e os investimentos para os fabricantes de automóveis.” Afirmou o relator Jan Huitema (Renew, NL).

Hoje, o Parlamento europeu aprovou a proposta que visa a proibição dos carros a combustão no continente a partir de 2035
Proposta visa reduzir a emissão de poluentes no mercado europeu (Foto: Pixabay)

Além disso, ele afirmou que com as normas aprovadas, o ato de comprar e dirigir carros com emissão zero será consequentemente, mais barato, para os cidadãos europeus.

publicidade

“Estou emocionado com o fato de o Parlamento Europeu ter apoiado uma revisão ambiciosa das metas para 2030 e apoiado uma meta de 100% para 2035, que é crucial para alcançar a neutralidade climática até 2050.”

Os próximos passos que decidirão o destino do mercado automotivo na Europa

Após a aprovação do parlamento europeu, a proposta deve seguir para análise do Conselho, que deverá debater o assunto junto com a Comissão Europeia e com o Parlamento.

A proposta faz parte do “Fit For 55”, trata-se de um conjunto de reformas que visa melhorar as condições climáticas do continente.

publicidade

De forma geral, o futuro dos carros a combustão no velho continente ainda não está certo, uma vez que ainda há muito o que se discutir.

A decisão final deve ser concluída até outubro, porém a próxima reunião que discutirá o assunto já está marcada para o próximo dia 28 de junho, onde terá a participação do Conselho de Meio Ambiente da União Europeia.

No entanto, a aprovação de hoje já abre novos parâmetros para o setor automotivo europeu, que também pode influenciar o destino dos carros a combustão no restante do mundo.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade
Hoje, o Parlamento europeu aprovou a proposta que visa a proibição dos carros a combustão no continente a partir de 2035
Carros elétricos podem ser maioria entre os modelos vendidos no continente daqui uns anos (Foto: Divulgação)

Fonte: europarl

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar