Aprenda a calcular o IPVA e evite surpresas!
Calcular o IPVA, ou seja, seu valor venal, é fundamental para estimar quanto deve pagar. Entenda mais no post.
Com ocalcular o IPVA? O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um imposto obrigatório, onde cada estado tem a sua alíquota. Sem a quitação dele é impossível a obtenção do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), comumente chamado de Licenciamento.
Sem a quitação do licenciamento, o veículo fica irregular, passível de apreensão caso seja parado em alguma blitz. Se isso ocorrer, será necessário quitar os débitos e outros encargos relacionados, como o pátio.
Como calcular o IPVA
O valor do IPVA varia conforme a alíquota aplicada em cada estado, que varia entre 1,5 a 4% do valor de mercado do automóvel. Para isso, é aplicado o preço médio da Tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
A Tabela FIPE é usada como parâmetro para avaliações e transações. No caso de um carro zero, o valor de referência é o da nota fiscal.
Já a alíquota varia de acordo com os estados, Veja abaixo para carros de passeio:
- Acre, Espírito Santo, Mato Grosso, Rondônia, Santa Catarina e Tocantins: 2%
- Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí e Sergipe: 2,5%
- Alagoas, Amazonas, Amapá, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Roraima: 3%
- Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Paraná: 3,5%
- Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo: 4%
- Goiás: 3,75%
Fórmula Valor Venal
O valor venal é uma estimativa do governo sobre o valor de alguns bens, utilizado como base de cálculo do IPVA. Vamos a fórmula:
Valor do veículo x valor da alíquota /100= valor do IPVA.
Para o exemplo, vamos veículo adquirido em Brasília. Um Fiat Argo 2018 cujo valor da Tabela Fipe em setembro de 2022 é de R$ 48.838.
484.838 x 3,5/100 = 170933/ 100 = 1.709,33
Parcelamento
Ou seja, o proprietário desse Fiat Argo 2018 terá que pagar 1.709,33.
A boa notícia é que apesar do IPVA ser uma cobrança anual, é possível pagá-lo em parcelas ao longo de alguns meses para facilitar a vida de quem não pode pagar à vista.
Quem paga em parcela única, por sua vez, tem descontos que chegam a 20% dependendo do estado.
Em 2023, os proprietários do Distrito Federal que optaram pelo pagamento em cota única, tiveram desconto de 10%. Nesse caso, o valor pago é de 1.538,39.
Se optar pelo parcelamento, em Brasília é possível fazê-lo em até 10 vezes. De acordo com o exemplo, esse valor é de R$ 170,193.
Vale ressaltar que parcelas atrasadas incidem juros de 0,3% sobre o valor devido.
Veja também: IPVA DF 2024: consulta, preço da alíquota e calendário
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.