Apple CarPlay e Android Auto: conheça detalhes das tecnologias automotivas

Apple CarPlay e Android Auto

Atualmente, a maioria dos veículos (quase todos), que saem de fábrica com central multimídia, possuem os sistemas de conexão via Apple CarPlay e/ou Android Auto. Mas você conhece tudo sobre eles? Se a resposta for não, hoje você saberá!

Apple CarPlay e Android Auto
Entenda o que é o Apple CarPlay e o Android Auto (Foto: Faaftech)

Os sistemas Apple CarPlay e Antroid Auto

As tecnologias automotivas estão cada vez mais presentes nos carros, principalmente nos mais completos e recentes. Entre essas, os sistemas Apple CarPlay e Android Auto. Entenda o que é e como funciona cada um deles. Além das vantagens que ambos oferecem ao condutor e passageiros.

O Apple CarPlay

O Apple CarPlay é o sistema operacional automotivo da Apple que faz a integração do iPhone com a central multimídia do veículo. O sistema exibe aplicativos disponíveis no iPhone, na tela da central multimídia de forma otimizada para ser usada no carro.

VEJA TAMBÉM

Através dele, é possível acessar aplicativos de navegação, como o Maps e o Waze, além de conseguir acessar plataformas de streaming, como as de música por exemplo, como o Deezer, o Spotify e outros.

Além disso, é possível atender ligações sem a necessidade de pegar o celular, o que gera maior segurança a todos os ocupantes, já que o motorista não precisa tirar a atenção do trânsito para isso.

É válido lembrar que nem todos os aplicativos são possíveis de espelhar. Além disso, alguns deles sofrem modificações no espelhamento por motivos de segurança.

Apple CarPlay e Android Auto
Apple CarPlay (Foto: Pixabay)

Veja também: Tudo sobre o VW Gol 2022, um dos carros mais econômicos do Brasil!

O Android Auto

Assim como o Apple CarPlay, o Android  Auto também é um sistema operacional automotivo. No entanto, ele é um produto do Google e integra smartphones que possuem o Android como sistema operacional.

O Android Auto também permite o uso de alguns aplicativos, além de contar com comandos de voz para realizar algumas atividades, baste dizer: “Ok, Google!”

Dois sistemas, a mesma funcionalidade

Ou seja, ambos possuem a mesma funcionalidade: integrar o smartphone e a central multimídia do carro. A integração gera mais segurança, bem como abrange o leque de entretenimento e outros aplicativos disponíveis para o condutor e demais passageiros.

Aqui, é válido ressaltar que dependendo do carro, é possível fazer essa integração com ou sem o cabo. Além disso, caso o seu veículo exija o uso do cabo, existem tecnologias no mercado automotivo que permite abolir de vez o uso do cabo para essa função.

Vale destacar também que, diferente do bluetooth, ambos os sistemas não espelham os aplicativos do celular para a central, mas sim migram e otimizam alguns deles para a visualização na central. A diferença fornece mais segurança aos ocupantes, uma vez que nem todos os aplicativos do smartphone são indicados para uso enquanto o carro está em movimento.

Segundo informações dos próprios sistemas operacionais, atualmente existem mais de 600 carros que possuem a possibilidade de integrar o Apple CarPlay. Já para o Android Auto, são mais de 500 opções. No site de cada um deles é possível conferir a lista das marcas e carros compatíveis com cada um deles.

Apple CarPlay e Andriod Auto
Android Auto (Foto: Pixabay)

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar