App agora permite motorista criar recurso de multa ideal; entenda!

recurso de multa
A Zul+ anunciou uma parceria com a Doutor Multas para oferecer um serviço que ajuda os motoristas que foram multados injustamente Foto: Pixabay.com

O que você faz quando recebe uma multa que não é sua ou que considera injusta? Recorrer no órgão de trânsito é a reposta mais comum. Este, por sua vez, oferecem uma segunda chance ao motorista por meio do recurso. Pensando nisso, o Zul+ se juntou com a Doutor Multas para a criação de uma nova funcionalidade em seu aplicativo. Ele pode ser útil no processo de criação deste recurso de multa.

recurso de multa
Foto: Caspar Rae/Unsplash.com

Motorista pode criar recurso de multa ideal por meio do aplicativo da Zul+; entenda!

Esta parceria entre a Autotech e o site de recursos de infração foi fechada recentemente. De acordo com a Zul+, a ideia surgiu após a mesma realizar uma pesquisa entre seus usuários, pelo aplicativo. Dentre todas as opções, o recurso de multas acabou fechando na primeira posição. Ela ainda diz que o ambas as partes querem proporcionar a melhor experiência para todos os usuários do software.

 

recurso de multa
Foto: Jeshootscom/Pexels.com

O objetivo aqui é fazer com os motoristas desenvolvam o recurso de multa “de maneira simples, prática e segura”. Sendo que este recurso ideal poderá ser feito em um pouco mais de um minuto Ou seja, diferente do modo tradicional.

Segundo André Brunetta, CEO da Zul+, em comunicado à imprensa, o processo de criação insiste em responder perguntas sobre a notificação de penalidade. Junto com o pessoal da empresa, será realizado um recurso pronto e personalizado. Ele será enviado ao usuário por e-mail. Depois, basta o cliente levá-lo ao órgão de trânsito.

“Nesse ano, percebemos que nossos usuários estavam muito confusos quanto ao recebimento de multas registradas em 2020, quando o envio das notificações estava suspenso. Com esse cenário, passamos a pensar em oferecer uma solução simples que ajudasse nossos usuários a se defender de uma infração independentemente da gravidade”, explica Brunetta.

“E o time do Doutor Multas foi fundamental para integrar essa nova funcionalidade ao app mais completo para quem dirige hoje no Brasil”, continua.

Foto: Nabeel Syed/Unsplash.com

Para que isso seja possível, os clientes contarão com a ajuda de uma equipe de especialistas em Direito do Trânsito. São mais de 50 pessoas ao todo. No futuro, a empresa ainda poderá oferecer o envio e o acompanhamento da defesa. “Esperamos que até o final do ano, nossa plataforma se torne referência no Brasil para quem deseja se defender contra uma infração de trânsito indevida”.

Dicas sobre o recurso

recurso de multa
Foto: Tim Gouw/Unsplash.com

Entrar com um recurso após receber uma notificação de penalidade é um direito de todos. E muitos obtém sucesso. Em uma pesquisa feita pelo Detran-SP recentemente, de 788 pessoas que deram entrada em recursos nas Juntas Administrativas de Recursos de Infrações (JARIS), 182 delas tiveram uma resposta favorável. Ou seja, 23% dos recursos.

Até por isso, o órgão não cobra nenhuma taxa. Mesmo assim, o condutor pode pagar antes e ganhará um desconto de 20%. Caso o recurso seja deferido (aceito), o motorista pode pedir o reembolso do valor. Normalmente, pagar a multa só é necessário após todo o processo administrativo.

Você pode conferir algumas dicas de como fazer a sua defesa neste link. Um ponto importante são os prazos recursais. Segundo o Detran-SP, eles são:

  • Defesa de autuação: 30 dias;
  • Primeira estância: 30 dias a partir do dia da notificação da penalidade;
  • Segunda estância: 30 dias contados a partir da publicação ou notificação da Jari ao condutor

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar