Aposta da Fiat ainda não bate de frente com as picapes médias mais vendidas
Aposta da Fiat ainda não bate de frente com as picapes médias mais vendidas. Veja porque o modelo não vende como as rivais.
A Fiat Titano, lançada em março com grande expectativa no mercado brasileiro, ainda não conseguiu alcançar o sucesso das picapes médias mais vendidas. Os dados de vendas divulgados pela Fenabrave evidenciam um desafio para a nova aposta da marca italiana.
Fiat Titano ainda está longe do sucesso das picapes médias mais vendidas
Entre março e setembro, a Titano registrou 2.988 unidades vendidas. Um número considerável para um lançamento, mas que fica abaixo das líderes do segmento.
A Toyota Hilux se consolidou na liderança das picapes médias com 36.888 unidades comercializadas de janeiro a setembro. A Ford Ranger, a segunda no ranking, com 21.124 unidades vendidas, seguida da Chevrolet S10 com 19.110 e a RAM Rampage com 17.682 unidades.
Mesmo com preço abaixo das concorrentes, a Titano não apresentou números relevantes. Atualmente é a mais barata entre as picapes médias com preço inicial de R$ 219.990, ante 243.790 da Hilux, R$ 288.990 da S-10 e R$ 228.990 da Rampage.
Mas o que explica essa diferença?
Posicionamento de mercado
A Titano é um modelo novo no segmento, enquanto suas concorrentes já possuem uma história consolidada e uma base de clientes fiel. Muitos consumidores preferem esperar um pouco para adquirir um veículo recém-lançado.
Reconhecimento da marca
A Fiat é tradicionalmente forte em outros segmentos, como hatches e picapes compactas, como a Strada, que segue líder de vendas. No entanto, a associação da marca com picapes médias ainda está em construção.
Opções de motorização
A Titano é oferecida apenas com motor Turbodiesel de 180 cv e 40,8kgfm, além da tração integral. Talvez outros tipos de motorização e configurações possam atender a todas as necessidades dos consumidores.
Preço da Fiat Titano
Apesar de ser mais barata, a diferença não chega a ser tão grande para a líder de mercado, a Hilux. Muitos consumidores podem preferir pagar um pouco mais de R$ 20 mil em um modelo já consolidado no mercado.
Ainda é cedo para cravar um posicionamento da Titato frente ao mercado. A Fiat está investindo pesado em campanhas publicitárias, conta com um dos pós-vendas mais eficientes do país e oferece 5 anos de garantia para a picape, buscando transmitir confiança aos compradores.
Além disso, o mercado de picapes é muito competitivo no país e está sujeito a mudanças constantes. Novos lançamentos, promoções (principalmente para CNPJ e produtor rural) podem influenciar as escolhas dos consumidores.
A Titato ainda tem “muita lenha para queimar” no mercado nacional e pode conquistar seu espaço no mercado com o tempo.
Leia também:
Quais os principais diferenciais da Fiat Titano em relação as picapes líderes do ranking
Teria uma Titano na sua garagem? Qual a sua preferida entre as mencionadas na matéria? Comente abaixo!
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.