Após resultados negativos, Anfavea revisa projeções para o setor

Aposta da entidade é que ano encerre com queda de 17,8% na produção de automóveis e de 20,6% no número de licenciamentos

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) mudou suas projeções de como o setor automobilístico brasileiro irá encerrar o ano. Conforme o balanço da indústria em maio e nos primeiros cinco meses de 2015, expectativa agora é de queda de 20,6% no licenciamento e de 17,8% na produção de automóveis.

De acordo com o levantamento mensal realizado pela entidade, no mês passado foram produzidos 210,1 mil carros no país, queda de 25,3% na comparação com o mesmo mês do ano passado. A retração para o mês anterior, abril de 2015, é de 3,4%. No licenciamento os resultados também não são animadores: diminuição de 27,% na comparação com maio de 2014 e de 3% em relação ao mês de abril.

Para Luiz Moan Yabiku Junior, presidente da Anfavea, a certeza dos consumidores e empresários segue impactada pela crise do setor e isso influencia na revisão das projeções. “A expectativa de mercado e a confiança dos compradores e dos empresários continuam abaladas, influenciados diretamente pelo arrocho do crédito e pela espera da conclusão do ajuste fiscal na economia”, diz.

LEIA MAIS: Produção de veículos cai novamente

Rodrigo LoureiroRodrigo Loureiro é repórter do site Garagem 360 e da Agência Entre Aspas. Em 2014 atuou na redação do portal UOL Esporte e também já escreveu para as editorias de tecnologia e turismo de outros portais e publicações.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar