Aplicativo para Android calcula quando motorista pode voltar a dirigir após ingerir álcool
Direção e bebida não combinam. Tanto que a lei brasileira é bastante rigorosa com o limite de álcool permitido para os motoristas.
Direção e bebida não combinam. Tanto que a lei brasileira é bastante rigorosa com o limite de álcool permitido para os motoristas. De acordo com o Artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro, são tolerados apenas 5 decigramas de álcool por litro de sangue. Isso equivale a dois copos de cerveja ou um cálice pequeno de vinho. Caso o índice seja igual ou superior a 6 decigramas, o condutor já é considerado infrator.
Porém, a recomendação das autoridades é que não se conduza um veículo após ingerir qualquer quantidade de bebida alcoólica. Já que mesmo as menores doses de bebida causam efeitos no corpo e na mente do motorista. Para evitar esse tipo de situação, o aplicativo Motorista Consciente te ajuda a saber quanto tempo você deve esperar para voltar a dirigir depois de consumir álcool.
Como funciona
Disponível para Android, o programa faz a conta seguindo alguns critérios. Primeiro, é necessário informar o sexo e o peso do condutor. Depois, é possível adicionar as bebidas, a quantidade em ml e quantas doses foram consumidas. Feito isso, ele pergunta o horário que começou a bebedeira e finaliza o cálculo.
LEIA MAIS: Economia de combustível: veja qual é o consumo médio do seu carro
Boletim técnico: descubra qual combustível é mais vantajoso para um carro flex
Feito pela mesma empresa que mantém o site Doutor Multas, o app é prático e intuitivo, tendo até mesmo dicas de como se comportar em uma blitz. Porém, embora sua proposta seja de alertar e conscientizar os motoristas, o melhor é não pegar o carro sob hipótese alguma se você pretende consumir bebidas alcoólicas.
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.