Apesar da instabilidade econômica, brasileiro paga mais por “carros da moda”

O mercado automotivo brasileiro foi invadido pelos SUVs. Em alguns casos, estes "carros da moda" têm um preço maior que o valor de um sedã.

O mercado automotivo brasileiro foi invadido pelos SUVs. Nos últimos anos, vários modelos novos foram lançados. Com isso, as pessoas passaram a investir mais na compra destes “carros da moda”. Em alguns casos, os clientes chegam a pagar um preço maior que o valor de um sedã novo. Tudo isso, em meio a uma série de aumentos nos preços.

Mesmo com os sedãs custando menos, os SUVs se destacam no mercado brasileiro (Foto: Divulgação/Toyota)

Comprar um SUV, que são os “carros da moda”, ou um sedã?

A boa fase dos veículos desta categoria pode ser vista nos números. De acordo com dados da Fenabrave, foram vendidos 371.147 SUVs até o final do mês de julho. Já a participação no total de vendas no mesmo período é de 45,34%. Ainda de acordo com a entidade, quatro dos dez automóveis de passeio mais vendidos no mês passado são SUVs.

VW Virtus (Foto: Divulgação/VW)

Hoje, várias marcas comercializam veículos assim. Mas este aumento acabou causando a diminuição nas vendas de alguns veículos. Os sedãs foram alguns dos afetados. Estes veículos já não são a primeira opção dos clientes na hora de escolher um veículo 0km.

Com isso, a oferta destes carros vem caindo. Um bom exemplo é o que acontece com os sedãs médios. Ambos os carros possuem suas qualidades. Um SUV pode se destacar pelo visual e pela altura livre do solo.

Já os sedãs se destacam pelo bom espaço interno e pelo porta-malas. O crescimento das vendas de SUVs também mostra que os brasileiros estão gastando mais dinheiro para ter o chamado “carro da moda” na garagem.

Toyota Corolla Cross (Foto: Divulgação/Toyota)

Isso acontece em meio aos frequentes reajustes nos preços dos carros 0km, que deixam os carros mais caros. Existem casos onde os SUVs custam mais que o sedã da mesma “família”. Um bom exemplo disso é o que acontece com a dupla Corolla e Corolla Cross. Ambos são produzidos sobre a plataforma TNGA-C.

A versão GLI do sedã médio está custando a partir de R$ 146.790. Enquanto isso, um Corolla Cross XR pode custar a partir de R$ 157.690. Um diferença de quase R$ 11.000. Ambos também possuem versões híbridas. No caso, o Corolla Altis Hybrid custa R$ 180.790 e o Corolla Cross XRV Hybrid vale R$ 198.890 – diferença de R$ 18.100.

Volkswagen, Chevrolet e Fiat

VW T-Cross (Foto: Divulgação/VW)

A plataforma modular MQB-A0 é usada para a fabricação de alguns modelos da Volkswagen. Dentre eles, podemos citar o Virtus e o T-Cross. Aqui também podemos ver uma diferença de preços entre as versões dos veículos. O sedã está custando entre R$ 113.880 (Comfortline 200 TSI) e R$ 149.020 (GTS 250 TSI).

Já o SUV tem preços entre R$ 113.420 (Sense 200 TSI) e R$ 161.890 (Highline 250 TSI). Como é possível ver, o T-Cross começa custando menos. No entanto, a versão top de linha do Virtus tem um preço menor. Os preços da dupla Chevrolet Onix Plus e Chevrolet Tracker também podem ser analisados.

Fiat Cronos (Foto: Divulgação/Fiat)

O Onix Plus Premier 1.0 Turbo pode custar R$ 110.650 (preço de junho/22). Enquanto isso, um Tracker Premier 1.0 Turbo tem preço de R$ 143.090 (preço de junho/22). Uma diferença de R$ 32.440. No caso da Fiat, é possível comparar os preços de Cronos e Pulse. Os dois carros não são feitos com a mesma plataforma.

No entanto, eles são os únicos representantes de suas respectivas categorias da marca italiana. O Fiat Cronos 1.3 Flex CVT está custando a partir de R$ 88.190. Já um Fiat Pulse 1.3 Flex CVT custa a partir de R$ 102.590. Ou seja, são vários os casos onde os “carros da moda” custam mais que o sedã da mesma marca.

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

wpDiscuz
Sair da versão mobile