Em 2021, apenas 2% dos carros convocados para recall atenderam ao chamado. Ao todo, foram realizadas 126 campanhas. Dessas, 90 foram direcionadas para o setor de automóveis, com 770,9 mil produtos afetados. Confira mais informações.
Números que assustam: apenas 2% dos veículos convocados para recall atenderam ao chamado
O levantamento do “Consumidor em números 2021”, estudo realizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, revela um dado alarmante: dos 770,9 mil veículos convocados para reparo, apenas 16,8 mil, cerca de 2%, atenderam ao chamado do recall.
Vale destacar que, o recall busca resguardar a saúde e a segurança do consumidor, razão pela qual não se trata apenas de um procedimento de comunicação de defeito de produtos e do respectivo recolhimento.
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Em relação à quantidade de recalls, em regra, nota-se o aumento no período em análise. De acordo com os dados levantados, no ano de 2010, 78 campanhas foram formalizadas. Já em 2021, a SENACON recebeu 126 novas campanhas.
Em relação aos automóveis, ao todo foram realizadas 90 recalls no último ano, categoria de maior número. As motocicletas registraram um total de 5 campanhas em 2021, e as bicicletas duas novas campanhas.
Categoria – Número de recalls – quantidade de produtos
Veículos – 90 campanhas – 770.966 produtos convocados
Motocicletas – 05 campanhas – 3.376 produtos convocados
Bicicletas – 02 campanhas – 491 produtos convocados
Em nota, a Senacon, a Secretaria Nacional do Consumidor, informou que “ A SENACON tem buscado formas para tornar o recall mais efetivo, com a finalidade de melhorar a comunicação aos consumidores, bem como os índices de atendimento, inclusive com busca de alinhamento de suas políticas com as da OCDE.
Com isso, mais acidentes de consumo podem ser evitados e, consequentemente, direitos essenciais dos consumidores resguardados. Sabe-se, contudo, que os desafios de aperfeiçoamento persistem.”
Por que o índice de resposta dos chamados de recalls são tão baixos
A Senacon afirmou que os números são satisfatórios, mas também existem índices que sinalizam a necessidade de aprimoramentos. Segundo a entidade, a eficácia da comunicação com o consumidor desempenha um dos pontos fundamentais para que os índices de atendimento possuam maior efetividade.
Além do desempenho de comunicação, o consumidor também tem parcela de culpa. Ao Uol Carros, o consultor automotivo Cássio Pagliarini, da Bright Consulting, explica que “o consumidor não está muito preocupado em levar o veículo para recall, pois eles são anunciados em grandes veículos de comunicação.
Há casos em que a montadora oferece brindes para o consumidor que apresentar o veículo para ajuste, mas nem assim consegue atingir números satisfatórios”.
Reforço na lei estimula o proprietário a fazer o recall
Desde 12 de abril, uma nova regra foi adicionado ao Código de Trânsito Brasileiro. De acordo com a nova lei, os motoristas que não compareceram aos recalls no período de um ano não estarão liberados para fazer o licenciamento.
Com isso, há o estimulo em realizar as campanhas de recall desenvolvidas pelas montadoras, tendo em vista que a falta de licenciamento pode causar problemas ao proprietário, que pagará multa de R$ 293,47 e levará sete pontos na CNH por infração gravíssima.
Com informações: Consumidor em Números 2021