Anfavea pensa em 150 mil postos de recarga de carros elétricos; será possível?

Anfavea prevê a instalação de 150 mil postos de recarga de carros elétricos
(Foto: Pixabay)

Os carros elétricos, bem como os híbridos, cresceram 115% no primeiro trimestre do ano e para acompanhar o desenvolvimento, a Anfavea prevê a instalação de 150 mil novos pontos de recarga, até 2035, entenda os detalhes.

Anfavea prevê a instalação de 150 mil postos de recarga de carros elétricos
Anfavea prevê a instalação de 150 mil postos de recarga de carros elétricos (Foto: Pixabay)

Ascenção dos carros híbridos e elétricos: Anfavea pensa em 150 mil novos pontos de recarga

Em sua última coletiva de imprensa como Presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, a Anfavea, Luiz Carlos Moraes anunciou a criação de um grupo de trabalho com foco na infraestrutura para a eletromobilidade.

Constituído por representantes das montadoras, o grupo poderá receber colaboração de outras empresas, incluindo importadores de veículos.

VEJA TAMBÉM

A intenção do grupo visa mapear principais rodas de elétricos e definir estímulos para desenvolvimento do mercado.

Ao todo, são três os objetivos principais, a primeira delas é a definição de rotas prioritárias para estações de recarga rápida em rodovias.

Em segundo lugar, a grupo visa agregar parceiros para criação de rede de postos de abastecimento, como concessionárias de rodovias, empresas de energia.

Além disso, a entidade tem a intenção de prever a identificação de possíveis estímulos para o uso de veículos eletrificados, como a redução de impostos e taxas, isenção de rodízio, entre outros.

“Hoje temos no Brasil cerca de 1 mil pontos de recarga para uma frota estimada em 10 mil veículos elétricos.” Informou Moraes.

Ele também relembrou que, de acordo com as projeções do estudo ‘O caminho da descarbonização do setor automotivo’, apresentado pela ANFAVEA em agosto do ano passado, teremos em 2035 algo em torno de 3,2 milhões de veículos elétricos rodando no país.

Dessa forma, de acordo com as projeções o país irá demandar a instalação de mais de 150 mil pontos de recarga, conforme explicou Luiz Carlos Moraes.

Anfavea prevê a instalação de 150 mil postos de recarga de carros elétricos
Entidade prevê a instalação de novos pontos de recarga (Foto: Pixabay)

Início de 2022 foi positivo para o segmento de carros eletrificados

Com o melhor mês de março da série histórica da Associação Brasileira dos Veículos Elétricos, a ABVE, as vendas de veículos eletrificados leves no Brasil cresceram 115% no primeiro trimestre de 2022, o que totalizou 9.844 unidades, contra 4.582 no mesmo período de 2021.

Os veículos elétricos e híbridos seguem uma tendência inversa à do mercado total de vendas domésticas de automóveis e comerciais leves, que caiu 25% na comparação entre os primeiros trimestres de 2022 e 2021.

Os 3.851 emplacamentos de eletrificados do mês passado representam aumento de 106% sobre março do ano anterior (1.872) e de 12% sobre fevereiro de 2022 (3.435).

Março foi também o terceiro melhor mês da série histórica, só superado por dezembro e agosto de 2021, (respectivamente, 4.545 e 3.873 emplacamentos).

O desempenho do primeiro trimestre confirma o bom momento da eletromobilidade no Brasil, que entra no terceiro ano seguido de sólido crescimento, em contraste com a queda nas vendas domésticas totais.

A frota total de eletrificados leves no Brasil é de 86.986 veículos (janeiro de 2012 a março de 2022).

Mantendo-se a tendência atual, a frota eletrificada poderá chegar a 100 mil veículos já no final deste semestre.

Os números referem-se à soma das vendas de automóveis, utilitários, SUVs e comerciais leves eletrificados, incluindo elétricos híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e totalmente elétricos (BEV).

Anfavea prevê a instalação de 150 mil postos de recarga de carros elétricos
Elétricos estão em constante crescimento nos últimos anos (Foto: Pixabay)

Com informações: Anfavea, ABVE e Renavam

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar