A Ampere é referência na Europa quando o assunto é veículo elétrico inteligente. E, para se destacar ainda mais no mercado, a marca anunciou a ampliação da sua gama de baterias para os automóveis. A seguir, o Garagem360 explica mais detalhes. Acompanhe!
Qual foi a novidade divulgada pela Ampere?
A empresa revelou a ampliação de sua gama de baterias, que integra a tecnologia LFP (lítio-ferro-fosfato) junto com a tecnologia NMC (níquel-manganês-cobalto), que é utilizada pelo Renault Group.
Essa medida, segundo a companhia, é uma resposta imediata e inovadora à oscilação dos mercados e, sobretudo, dos recursos tecnológicos.
De acordo com comunicado oficial divulgado à imprensa, a Ampare revelou que está operando com o apoio dos seus fornecedores LG Energy Solution e CATL.
A ideia, da empresa europeia, é implementar uma cadeia de valor integrada no continente. Dessa forma, ela garante um diferencial competitivo da tecnologia LFP para os seus veículos fabricados no “Velho Mundo”.
Como vai funcionar a parceria?
A princípio, os dois parceiros serão responsáveis por fornecer as baterias LFP para equipar diversos modelos das gamas Renault e Alpine. O instituto é cobrir a carência em baterias para esta tecnologia até 2030.
Em paralelo, os times da Ampere estão desenvolvendo, de maneira simultânea com a LG Energy Solution,a construção da tecnologia Cell-to-pack’.
Resumidamente, trata-se de uma tecnologia de última geração que permite aumentar a autonomia dos veículos equipados com a química LFP.
Com isso, é integrado mais células e mais energia embarcada, em um determinado espaço.
Além de contribuir para uma boa performance, a tecnologia também reduz os gastos com a bateria.
Leia também:
-
Proprietários da Volvo podem carregar veículos elétricos gratuitamente nos postos da marca
-
Não há como negar: pesquisa revela crescimento na preferência por veículos elétricos
-
Toyota Corolla Cross faz 30 km/l e impressiona: é o SUV com melhor autonomia do Brasil?
O que disse a Ampere?
“Em um ambiente extremamente competitivo e em constante evolução, nossa estratégia em baterias comprova a eficácia da estratégia aberta e horizontal da Ampere, com os melhores parceiros, garantindo uma alocação inteligente do capital, flexibilidade e rapidez na execução. Este plano faz parte do roadmap da Ampere para reduzir os seus custos em 40% antes da próxima geração de veículos”, destacou Josep Maria Recasens, diretor de Operações na Ampere.
Já Philippe Brunet, vice-presidente sênior de Engenharia de Veículos Elétricos e Conjuntos Mecânicos na Ampere, diz que:
“O trabalho realizado com a LG Energy Solution nos permitiu localizar na Europa toda a cadeia de valor em torno da tecnologia LFP e aumentar significativamente sua competitividade, incluindo a tecnologia ‘Cell-to-pack’. A inovação em baterias é permanente e nós estamos trabalhando bem no início do projeto – principalmente com nosso Laboratório de Inovação em Células de Baterias que será inaugurado em Lardy, em 2025 – para envolver nossos parceiros nos estágios iniciais dos nossos projetos, em torno das grandes transformações que estão por vir” finalizou.
O Garagem360 continua acompanhando as últimas notícias automotivas. Por isso, continue conosco para ficar por dentro de todos os detalhes.
Leia também: Stellantis tem nova aliança para desenvolver tecnologia avançada de células de bateria