Amarok será o veículo oficial da 3ª edição do Rally Mercosul
A Volkswagen Amarok será o veículo oficial da terceira edição do Rally Mercosul, que acontece entre os dias 24 de setembro e 1 de outubro. O evento, que é organizado pela TSO e tem patrocínio da Volkswagen, contará com roteiro de regularidade, partindo de São Paulo em direção ao balneário uruguaio de Punta del Este.
Serão sete etapas de trechos cronometrados em terrenos off-road e deslocamentos em comboio por estradas principais, totalizando cerca de 3 mil quilômetros. Além disso, o rally será dividido em três categorias: a “Graduados” é destinada a pilotos e navegadores experientes, utilizando equipamentos de navegação do tipo integrado com o veículo.
Já a categoria “Turismo” tem como foco os pilotos e navegadores menos experientes, de maneira que não será permitida a utilização de equipamentos de navegação do tipo integrado com o veículo. As velocidades nesta categoria serão mais baixas do que as da categoria “Graduados”.
Por fim, acontecerá a categoria Troféu Volkswagen Amarok, exclusiva para os competidores que utilizarem a picape Volkswagen. Vale frisar que quem se inscrever com uma Amarok receberá desconto de 50% no valor da inscrição em qualquer categoria.
Amplo portfólio
A Amarok é oferecida no mercado brasileiro em nove opções de configuração, entre carroceria cabine simples e cabine dupla, com ou sem caçamba, tração 4×4 selecionável ou permanente, transmissão manual de seis marchas ou automática de oito marchas.
Na versão S da picape – oferecida em configurações de cabine simples (com tração 4×4) e de dupla (tração 4×4) – o motor 2.0 TDI conta com um turbocompressor e tem potência de 140 cavalos de potência, que surgem a 3.500 rpm. O torque é de 34,7 kgfm, disponível a partir de 1.600 rpm.
Nas versões SE, Trendline, Trendline Série Dark Label, Highline e Highline Série Ultimate, o motor 2.0 TDI tem dois turbos, o que eleva sua potência para 180 cavalos de potência. O torque máximo é de 40,8 kgfm a 1.500 rpm, com o câmbio manual de 6 marchas, na versão SE. Com o câmbio automático de 8 marchas (de série as versões Trendline e Highline), o torque máximo é de 42,8 kgfm a 1.750 rpm.