Alunos da FEI apresentam inovações para o setor automotivo

Notícias 12 de junho de 2015 Maria Beatriz Vaccari 0

Projetos desenvolvidos pelos estudantes da universidade visam melhorar economia de combustível e oferecer mais segurança e conforto

Os formandos do curso de Engenharia Mecânica Automobilística da Fundação Educacional Inaciana (FEI) apresentaram seus trabalhos de conclusão de curso na 55ª Expo MecAut, realizada ontem, dia 11 de junho, no campus de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. As ideias mostradas envolvem inovações para veículos de carga e passeio e motocicletas, e todos têm representação física em em escala reduzida ou protótipos.

Foto: Divulgação
ffff
Bulk é indicado para o transporte de cargas

Um dos modelos expostos no evento foi o Bulk. Segundo os criadores, economia do tempo total da operação de carga e descarga, no custo do transporte e no consumo de combustível são alguns dos seus benefícios.

A picape conta com uma rampa acoplada na caçamba, que facilita o carregamento de bicicletas e motocicletas e a utilização do carrinho de mão. Além disso, a caçamba foi projetada para acomodar um maior volume de carga. Os estudantes explicam que o motor 1.0 permite menor consumo de combustível sem comprometer o desempenho e a suspensão pneumática proporciona mais facilidade no carregamento, além de oferecer melhor dirigibilidade, conforto e redução dos níveis de vibração.

Foto: Divulgação
gggg
Motocicleta K9 foi idealizada para as forças especiais brasileiras 

Outro projeto apresentado na 55ª Expo MecAut foi o K9, que tem a proposta de aperfeiçoar motocicletas usadas pelas forças especiais armadas brasileiras. Para melhorar o conforto e o desempenho, os alunos usaram um motor de dois tempos com 600 cilindradas, mas que pode chegar a 1.000 cilindradas.

O assento foi posicionado mais abaixo do normal. Os guidões também foram adaptados à estatura média dos brasileiros, e permitem que o condutor dirija até oito horas por dia confortavelmente. A motocicleta adaptada conta com um bagageiro, que é integrado à carroceria e comporta até 500 Kg, e painel digital com piloto automático e GPS integrado.

Foto: Divulgação
hhhh
Locegra GT é veículo premium com apelo esportivo

Além disso, os universitários da FEI colocaram em exposição o Locegra GT, veículo premium com apelo esportivo e propulsor 8 cilindros, 4,0 litros. Como diferencial ele tem a possibilidade de alterar a disposição dos cilindros do motor em “X”, o que deixa o centro de gravidade mais baixo.

Os alunos também consideraram a versatilidade de desligamento de 4 cilindros em condições de uso “leve”. Com isso, o veículo mantém uma melhor relação de desempenho dinâmico em manobras (aceleração, curvas e mudança de faixas) e estabilidade, sendo mais conveniente à proposta de um carro esportivo.

Entre os demais projetos em exibição, também chamou a atenção o off-road Norris. Para apenas dois ocupantes e com cerca de 3 metros de comprimento, o veículo 4×4 tem suspensão do tipo “Duplo A”, que, de acordo com seus idealizadores, melhora o desempenho em trechos fora de estrada.

Nenhum comentário até agora.

Seja o primeiro a comentar.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *