Alugar um carro ou comprar? Veja dicas e decida o que é melhor para você

Escolher entre alugar ou comprar um carro não é uma tarefa fácil. Veja dicas que podem ajudar a descobrir a melhor opção.

São varias as situações que fazem com que uma pessoa queira ou precise investir em um carro – seja para o dia a dia, para viajar ou para trabalhar. No entanto, escolher entre alugar ou comprar um carro não é uma tarefa fácil. Veja dicas que podem ajudar a descobrir a melhor opção.

Alugar um carro ou comprar? Veja aqui algumas dicas que podem ajudar a resolver esta questão (Foto: Unsplash.com)

Qual é a melhor opção: alugar um carro ou comprar? Veja dicas que podem te ajudar a decidir

Alugar um carro

Menos gastos

Foto: Pixabay.com

Começamos falando dos pontos positivos de alugar um carro. Esta modalidade pode ser útil para aquelas pessoas que querem ter um carro gastando pouco. Os preços das mensalidades do aluguel podem vir a ser mais em conta que o valor de um financiamento, por exemplo.

Afinal, esta forma de pagamento pode vir com altas taxas de juros. Sem falar da burocracia. O mesmo pode acontecer com os empréstimos. Quando você aluga um carro, os gastos poderão ser menores.

Facilidades

Foto: Pixabay.com

As facilidades oferecidas na hora de alugar um veículo ou assinar um plano de carros por assinatura também podem ser importantes. Quando temos um carro próprio, devemos se preocupar com algumas coisas, como os gastos com manutenção, documentação e impostos.

No caso de um carro alugado, será a própria locadora que irá arcar com estes gastos. Ou seja, o IPVA e licenciamento já podem vir inclusos no pacote. Do mesmo modo, as locadoras podem oferecer na hora da contratação pacotes que cobrem os custos de manutenção e assistência 24 horas.

Neste caso, é recomendado prestar a atenção no contrato e fazer uma busca pelas melhores ofertas.

Liberdade

Foto: Divulgação/Kovi

Também podemos falar que a pessoa que possui um carro alugado possui um pouco mais de liberdade. Você não precisa ficar com o mesmo veículo para sempre. É possível assinar um contrato de curto prazo (aluguel tradicional) ou um contrato de longo prazo (até três anos, no caso de carros por assinatura).

Além disso, quando você quiser devolver um carro, é só fazer a devolução e a contratação será finalizada. Ou seja, o aluguel se torna ideal para pessoas que não pretendem ficar com o carro por bastante tempo. Segundo Bruno Poljokan, CRO da Kovi, é preciso ser levado em consideração ainda situação financeira.

“Além das vantagens citadas acima, é preciso levar em consideração principalmente qual é a atual situação financeira e por quanto tempo pretende ficar com o veículo.

Vale lembrar que o custo do carro próprio vai além do seu preço propriamente dito, o que acaba prejudicando quando não se tem um planejamento bem definido a longo prazo.

Já em relação ao uso do veículo, é preciso pensar o quanto a flexibilidade em realizar a contratação pelo modelo de assinatura do veículo passa a ser algo importante. Por exemplo, um carro próprio que fica mais tempo parado na garagem do que rodando na rua, pode ser um gasto desnecessário”, conta Bruno Poljokan.

Comprar um carro

Conseguir realizar um sonho de ter um carro próprio

Foto: Pixabay.com

Vimos acima as vantagens de se alugar um carro. Agora, falaremos sobre os motivos que podem fazer você, leitor do Garagem360 a optar pela compra. Como já dissemos em outras oportunidades, muitos brasileiros possuem o sonho de comprar um carro próprio e poder usá-lo em várias situações. Investir neste sonho pode ser uma boa ideia.

Retorno financeiro

Foto: Pixabay.com

A pessoa que está em dúvida entre alugar ou comprar um carro também pode levar em consideração que o veículo comprado pode ser útil se a pessoa estiver pensando em um possível retorno. Muitas vezes, as pessoas precisam vender algo para conseguir um dinheiro.

O veículo pode ser este bem e você não perderá totalmente o valor. Algo que não será possível caso você escolha pelo aluguel e queira encerrar o contrato, visto que o locador só terá o valor da caução devolvido.

Realizar modificações

Foto: Pixabay.com

Por fim, uma outra vantagem de comprar um carro próprio é que você pode realizar a instalação de diversos equipamentos. Ou seja, é possível instalar um sistema de som melhor ou até mesmo o insulfilm. Algo que não é possível fazer em um carro alugado (exemplo: carro por assinatura).

“O aluguel de carro é bem similar quando falamos sobre aluguel de um imóvel. É muito importante que fique claro que o veículo alugado precisa ser devolvido à locadora exatamente nas mesmas condições em que foi entregue. Caso contrário, há cobrança de taxas extras, o que acaba saindo caro no bolso do usuário”, diz o CRO da Kovi.

Com informações de Kovi

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

wpDiscuz
Sair da versão mobile