Alpine apresentou novo show car durante as 24 de Le Mans

Notícias 17 de junho de 2015 Da Redação, com assessoria 0

O compacto esportivo, batizado de Celebration, tem capacidade para duas pessoas e carroceria na cor azul

Durante a última edição das 24 de Le Mans, disputadas no último final de semana (dias 13 e 14 de junho), na França, a Alpine, que comemora 60 anos em 2015, mostrou seu novo show car, o Alpine Celebration, especialmente preparado a competição.

Definido como um esportivo compacto, inspirado no universo da montadora e com o DNA das pistas de corrida, o veículo tem o desenho de um cupê de dois lugares com linhas simples e apuradas, destacadas pelo azul intenso de sua carroceria – desde 2013, este azul, iluminado por toques laranja, representa as cores do retorno da marca às provas de endurance.

Esta configuração remete à exibida pelos bólidos com carroceria em formato de A na primeira aventura da Alpine nas 24 Horas de Le Mans. Este período, que vai dos anos 1963 a 1969, contou com os modelos M63, M64, M65, A210, A220 e A110.

Outras características do carro são silhueta baixa, capô profundo e nervurado, flancos esculpidos, máscaras nos conjuntos óticos, faróis redondos centrais com uma cruz negra e retrovisores externos dotados de um fino espelho flutuante sobre uma moldura.

O desenho das rodas remete a detalhes que estiveram em voga no A110 e no A310, nos anos 1970. Eles deixam visíveis as dimensões dos discos, assim como das pinças de freio na cor laranja. No centro, revelam um cubo de alumínio, concebido como uma peça fundida que contribui para o design como um todo.

Reforçada, a parte posterior tem entradas de ar na parede traseira, favorecendo o resfriamento do motor. Acima das passagens de rodas, os contornos orientam o fluxo aerodinâmico. A traseira se caracteriza ainda pelo grande difusor que integra uma lanterna central, emoldurada pelas duas saídas de escapamento arredondadas, em inox escovado.