Alíquotas progressivas deixarão IPVA 2025 mais caro?

Saiba como funciona a proposta das alíquotas progressivas e entenda se elas poderão deixar o IPVA 2025 mais caro; confira!

Um dos tópicos mais em alta do momento diz respeito às alíquotas progressivas, considerando a incerteza quanto à possibilidade de que a mudança deixe o IPVA 2025 mais caro.

De forma mais clara, é possível antecipar que a Reforma Tributária pode gerar impactos um tanto quanto significativos para o bolso daqueles que têm um automóvel.

Acompanhe o Garagem360 e tire todas as suas dúvidas!

Acompanhe o Garagem360 e veja todos os detalhes!

O que são as alíquotas progressivas do IPVA?

Bem, basicamente, as alíquotas progressivas do IPVA referem-se a um sistema de tributação no qual a porcentagem do imposto a ser paga varia de acordo com o valor do veículo.

Isso significa que quanto mais caro o carro, maior será a alíquota aplicada, o que pode resultar em um aumento considerável do imposto para os proprietários de veículos de maior valor.

Atualmente, as alíquotas do IPVA variam entre 1% a 6% do valor do veículo, dependendo do estado. No entanto, com a introdução das alíquotas progressivas, esse percentual poderia aumentar significativamente para os carros de maior preço. 

Isso porque, a proposta, que está sendo discutida no âmbito da Reforma Tributária, tem como objetivo tornar o sistema tributário mais justo, onde os proprietários de veículos mais caros contribuem de maneira mais significativa para o financiamento das contas públicas.

Foto: Freepik

Se informe ainda mais: Motoristas do PA já podem se programar para pagar o IPVA 2025; veja calendário

Afinal, a alíquota progressiva vai deixar o IPVA 2025 mais caro?

A grande dúvida que paira sobre os motoristas é justamente o impacto que as alíquotas progressivas terão no valor do IPVA 2025, considerando a chegada do imposto.

No entanto, como dito, a proposta de alíquotas progressivas está inserida no contexto da Reforma Tributária, que está, neste momento, sendo discutida no Congresso.

Isto é, se aprovada, a mudança pode começar a valer já em 2025, afetando o cálculo do IPVA no próximo ano. Dessa forma, aqueles que possuem um veículo com valores mais elevado, automaticamente, pagarão mais no imposto, enquanto aqueles com veículos mais em conta, pagarão menos.

Aproveite para conferir: Os carros mais buscados pelos usuários em novembro: tem SUV na liderança

↓Essa informação foi útil para você? Comente abaixo e deixe a sua opinião!↓

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Vitória Marques
Escrito por

Vitória Marques

ASSISTA AGORA