Aliança Renault-Nissan e Daimler preparam construção de fábrica no México
Grupo está construindo novo complexo industrial na cidade de Aguascalientes
Com a intenção de ampliar a área de atuação, a aliança formada pelas montadoras Renault e Nissan e agora em parceria com a Daimler estão iniciando uma joint-venture para a produção de um complexo industrial automotivo em Aguascalientes, no México.
Para sair do papel, o projeto está recebendo investimento de US$ 1 bilhão (cerca de R$ 3,37 bilhões) das companhias e será dividido igualmente entre elas. Quando concluída, a nova unidade servirá para a construção e a operação de veículos compactos premium das marcas Mercedes-Benz e Infiniti.
A planta terá capacidade para produzir até 230 mil veículos anualmente. Para isso, a previsão é que o negócio crie 3.600 empregos diretos até 2020. Os números podem ainda sofrer alterações de acordo com a demanda dos consumidores.
De acordo com a nota divulgada pelas empresas, o processo produtivo dos automóveis da Infiniti deve começar em 2017. Já os veículos da Mercedes-Benz irão demorar um pouco mais – a expectativa é de que eles comecem a ser montados apenas em 2018.
Rodrigo Loureiro é repórter do site Garagem 360 e da Agência Entre Aspas. Em 2014 atuou na redação do portal UOL Esporte e também já escreveu para as editorias de tecnologia e turismo de outros portais e publicações.